GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110663 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2518 "inscrito_id" => 4189 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da prática do gênero textual entrevista no componente curricular de língua portuguesa nas turmas do 7º ano em uma escola pública. A proposta relacionou a teoria e prática para que os educandos possam compreender a importância do ensino de língua portuguesa. A(O) professora(o) de língua portuguesa como mediadora(o) propõe aos educandos o protagonismo em sala de aula para que eles possam desenvolver ou aprimorar habilidades com uso da língua portuguesa nas práticas sociais. Iremos enfatizar a abordagem na perspectiva de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2020), Bakhtin (2006), dentre outros. A pesquisa tem cunho bibliográfico, apresentando um relato de experiência. Na prática pedagógica, os educandos elaboraram duas ou três perguntas para entrevistar o professor e escritor Lucimário Augusto a partir da sua crônica “A magia do natal e a gata borralheira”. Assim, a atividade epilinguística no ensino de língua portuguesa propôs que os educandos desenvolvessem habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. A prática de linguagem da oralidade foi um desafio para alguns estudantes, pois alguns apresentaram dificuldades em realizar a pergunta ao entrevistado. Essa prática ainda é um desafio nas aulas de língua portuguesa porque, na maioria das vezes, há o privilégio da cópia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4189_TB2518_27102024194115.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAIANE" "autor_email" => "taianesousasr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110663 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2518 "inscrito_id" => 4189 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da prática do gênero textual entrevista no componente curricular de língua portuguesa nas turmas do 7º ano em uma escola pública. A proposta relacionou a teoria e prática para que os educandos possam compreender a importância do ensino de língua portuguesa. A(O) professora(o) de língua portuguesa como mediadora(o) propõe aos educandos o protagonismo em sala de aula para que eles possam desenvolver ou aprimorar habilidades com uso da língua portuguesa nas práticas sociais. Iremos enfatizar a abordagem na perspectiva de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2020), Bakhtin (2006), dentre outros. A pesquisa tem cunho bibliográfico, apresentando um relato de experiência. Na prática pedagógica, os educandos elaboraram duas ou três perguntas para entrevistar o professor e escritor Lucimário Augusto a partir da sua crônica “A magia do natal e a gata borralheira”. Assim, a atividade epilinguística no ensino de língua portuguesa propôs que os educandos desenvolvessem habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. A prática de linguagem da oralidade foi um desafio para alguns estudantes, pois alguns apresentaram dificuldades em realizar a pergunta ao entrevistado. Essa prática ainda é um desafio nas aulas de língua portuguesa porque, na maioria das vezes, há o privilégio da cópia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4189_TB2518_27102024194115.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAIANE" "autor_email" => "taianesousasr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }