Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da prática do gênero textual entrevista no componente curricular de língua portuguesa nas turmas do 7º ano em uma escola pública. A proposta relacionou a teoria e prática para que os educandos possam compreender a importância do ensino de língua portuguesa. A(O) professora(o) de língua portuguesa como mediadora(o) propõe aos educandos o protagonismo em sala de aula para que eles possam desenvolver ou aprimorar habilidades com uso da língua portuguesa nas práticas sociais. Iremos enfatizar a abordagem na perspectiva de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2020), Bakhtin (2006), dentre outros. A pesquisa tem cunho bibliográfico, apresentando um relato de experiência. Na prática pedagógica, os educandos elaboraram duas ou três perguntas para entrevistar o professor e escritor Lucimário Augusto a partir da sua crônica “A magia do natal e a gata borralheira”. Assim, a atividade epilinguística no ensino de língua portuguesa propôs que os educandos desenvolvessem habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. A prática de linguagem da oralidade foi um desafio para alguns estudantes, pois alguns apresentaram dificuldades em realizar a pergunta ao entrevistado. Essa prática ainda é um desafio nas aulas de língua portuguesa porque, na maioria das vezes, há o privilégio da cópia.