Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da prática do gênero textual entrevista no componente curricular de língua portuguesa nas turmas do 7º ano em uma escola pública. A proposta relacionou a teoria e prática para que os educandos possam compreender a importância do ensino de língua portuguesa. A(O) professora(o) de língua portuguesa como mediadora(o) propõe aos educandos o protagonismo em sala de aula para que eles possam desenvolver ou aprimorar habilidades com uso da língua portuguesa nas práticas sociais. Iremos enfatizar a abordagem na perspectiva de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2020), Bakhtin (2006), dentre outros. A pesquisa tem cunho bibliográfico, apresentando um relato de experiência. Na prática pedagógica, os educandos elaboraram duas ou três perguntas para entrevistar o professor e escritor Lucimário Augusto a partir da sua crônica “A magia do natal e a gata borralheira”. Assim, a atividade epilinguística no ensino de língua portuguesa propôs que os educandos desenvolvessem habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. A prática de linguagem da oralidade foi um desafio para alguns estudantes, pois alguns apresentaram dificuldades em realizar a pergunta ao entrevistado. Essa prática ainda é um desafio nas aulas de língua portuguesa porque, na maioria das vezes, há o privilégio da cópia.

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