O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR DAS SÉRIES INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111429 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 3868 "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O gênero discursivo "História em Quadrinhos" (HQs) desempenha um papel significativo na formação do aluno leitor, pois combina elementos textuais de maneira única, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e estimulante. Esse gênero, como ferramenta educacional, pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento da habilidade de leitura, compreensão textual e interpretação dos alunos. Assim, a presente pesquisa tem como foco apresentar as contribuições do gênero HQ para a formação do aluno leitor. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), além das concepções dos autores Silva (2010), Bakhtin (2003), Santos (2001), Rama e Vergueiro (2010). Nesse sentido, a introdução do gênero de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula apresenta potencial contributivo significativo. As HQs se destacam como um recurso intrínseco para estimular habilidades leitoras, imaginação e criatividade nos alunos, uma vez que integram habilmente elementos textuais e visuais de modo lúdico e envolvente, facilitando a compreensão e tornando o aprendizado mais acessível aos estudantes. Os resultados alcançados servirão como fonte de consulta para outras pesquisas acadêmicas que abordam uma discussão sobre o trabalho com a leitura nas aulas de língua portuguesa e possibilitarão a criação de sequências didáticas para que qualquer professor das séries iniciais possa desenvolver o trabalho com este gênero narrativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3868_TB3598_24102024192736.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE COELHO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcylenecoelho0191@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111429 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 3868 "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "O gênero discursivo "História em Quadrinhos" (HQs) desempenha um papel significativo na formação do aluno leitor, pois combina elementos textuais de maneira única, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e estimulante. Esse gênero, como ferramenta educacional, pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento da habilidade de leitura, compreensão textual e interpretação dos alunos. Assim, a presente pesquisa tem como foco apresentar as contribuições do gênero HQ para a formação do aluno leitor. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), além das concepções dos autores Silva (2010), Bakhtin (2003), Santos (2001), Rama e Vergueiro (2010). Nesse sentido, a introdução do gênero de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula apresenta potencial contributivo significativo. As HQs se destacam como um recurso intrínseco para estimular habilidades leitoras, imaginação e criatividade nos alunos, uma vez que integram habilmente elementos textuais e visuais de modo lúdico e envolvente, facilitando a compreensão e tornando o aprendizado mais acessível aos estudantes. Os resultados alcançados servirão como fonte de consulta para outras pesquisas acadêmicas que abordam uma discussão sobre o trabalho com a leitura nas aulas de língua portuguesa e possibilitarão a criação de sequências didáticas para que qualquer professor das séries iniciais possa desenvolver o trabalho com este gênero narrativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3868_TB3598_24102024192736.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE COELHO GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcylenecoelho0191@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }