POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO COM GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP: ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113024 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5897 "inscrito_id" => 14248 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO COM GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP: ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO" "resumo" => "A gestão democrática tem como foco a participação e atuação dos diversos agentes que compreendem a escola e todo processo de formação do indivíduo, como a família, os professores, a comunidade entre outros. Tornar a participação como ponto de partida para as relações mais estreitas entre a coordenação e gestão. Teve como objetivo avaliar os resultados positivos e negativos da gestão democrática das Escolas Estaduais no Município de Macapá – AP no envolvimento do serviço técnico-pedagógico e da gestão. Neste sentido, identificou as ações e mudanças significativas após a Gestão Democrática que mudaram a realidade da gestão entre serviço técnico, professores e alunos, descreveu a relação de gestão democrática no que tange o papel da coordenação pedagógica e do gestor, verificou junto direção a participação da coordenação pedagógica nas propostas apresentadas na escola que tenham fins administrativos e educacionais e conferiu os obstáculos enfrentados para o bom desenvolvimento da Gestão Democrática nas escolas. Logo, esta dissertação teve como proposito as compreensões, influências e perspectivas sobre a avaliação, políticas públicas e gestão com ênfase na coordenação e na direção escolar da Educação Básica, por meio de um estudo de caso. O estudo apresenta uma proposição de análise permeada pela ideia de investigação, reflexão, qualificação e valorização dos sujeitos da aprendizagem. A temática é justificado por conta da sua relevância social e cientifica no contexto educacional atual, onde a tarefa de gerir se torna complexa e exigente. Por meio de questionários e entrevistas dados foram obtidos para embasar esta pesquisa. O tipo foi descritivo com abordagem mista. A revisão teórica está centrada nas contribuições de Libâneo, Luckesi, Ferreira, Freire, Gadotti, Hoffmann, Pimenta, Tardif, Saviani e Chueri. Os caminhos delineados baseiam-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (GATTI, 2005) e análise de conteúdo (BARDIN, 1991). O estudo demonstrou a necessidade de se pensar sobre a gestão e sua relação direta com a coordenação e direção escolar. A relação de multitarefas e em conjunto com o interesse de melhorar o ensino dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14248_TB5897_23052024224622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉA REIS DE MORAES DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "DÉA" "autor_email" => "deareisc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113024 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5897 "inscrito_id" => 14248 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO COM GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP: ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO" "resumo" => "A gestão democrática tem como foco a participação e atuação dos diversos agentes que compreendem a escola e todo processo de formação do indivíduo, como a família, os professores, a comunidade entre outros. Tornar a participação como ponto de partida para as relações mais estreitas entre a coordenação e gestão. Teve como objetivo avaliar os resultados positivos e negativos da gestão democrática das Escolas Estaduais no Município de Macapá – AP no envolvimento do serviço técnico-pedagógico e da gestão. Neste sentido, identificou as ações e mudanças significativas após a Gestão Democrática que mudaram a realidade da gestão entre serviço técnico, professores e alunos, descreveu a relação de gestão democrática no que tange o papel da coordenação pedagógica e do gestor, verificou junto direção a participação da coordenação pedagógica nas propostas apresentadas na escola que tenham fins administrativos e educacionais e conferiu os obstáculos enfrentados para o bom desenvolvimento da Gestão Democrática nas escolas. Logo, esta dissertação teve como proposito as compreensões, influências e perspectivas sobre a avaliação, políticas públicas e gestão com ênfase na coordenação e na direção escolar da Educação Básica, por meio de um estudo de caso. O estudo apresenta uma proposição de análise permeada pela ideia de investigação, reflexão, qualificação e valorização dos sujeitos da aprendizagem. A temática é justificado por conta da sua relevância social e cientifica no contexto educacional atual, onde a tarefa de gerir se torna complexa e exigente. Por meio de questionários e entrevistas dados foram obtidos para embasar esta pesquisa. O tipo foi descritivo com abordagem mista. A revisão teórica está centrada nas contribuições de Libâneo, Luckesi, Ferreira, Freire, Gadotti, Hoffmann, Pimenta, Tardif, Saviani e Chueri. Os caminhos delineados baseiam-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (GATTI, 2005) e análise de conteúdo (BARDIN, 1991). O estudo demonstrou a necessidade de se pensar sobre a gestão e sua relação direta com a coordenação e direção escolar. A relação de multitarefas e em conjunto com o interesse de melhorar o ensino dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14248_TB5897_23052024224622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉA REIS DE MORAES DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "DÉA" "autor_email" => "deareisc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }