Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E PESQUISA: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA AUTÔNOMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111144
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3191
    "inscrito_id" => 4823
    "titulo" => "DOCÊNCIA E PESQUISA: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA AUTÔNOMA"
    "resumo" => "A formação continuada e a pesquisa na prática docente são os temas centrais desta pesquisa. Processo formativo contínuo e pesquisa devem estar atrelados, ambos precisam acontecer no exercício do magistério, mas muitos obstáculos são encontrados no dia a dia das escolas públicas para que elementos tão necessários à docência sejam experienciados. A pesquisa aborda, por meio das narrativas de 2 (duas) professoras de uma escola pública de Tarrafas-CE, as dificuldades para o desenvolvimento de uma prática docente investigativa, a precariedade ou ausência de formação continuada sistematizada e os possíveis caminhos para que os problemas citados sejam sanados ou ao menos atenuados. O objetivo central do estudo é analisar as condições de formação continuada e de pesquisa na prática docente que são oferecidas às professoras em uma escola municipal de Tarrafas no Ceará. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados apresentados nos resultados foram produzidos através da entrevista semiestruturada e analisados com auxílio do software Iramuteq, na oportunidade foram empregadas as análises da nuvem de palavras e da similitude. A base teórica se fundamenta em Demo (2006), Freire (2022), Tardif (2020), Franco (2012) e Imbernón (2009). Por meio do estudo foi possível perceber as situações que são adversas às necessidades formativas e as possibilidades de pesquisa na prática das professoras, assim como criar um espaço de fala para estas docentes refletirem e compartilharem suas ideias sobre as mudanças que a educação pública precisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4823_TB3191_14102024143857.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MORAES SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anatarrafas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111144
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3191
    "inscrito_id" => 4823
    "titulo" => "DOCÊNCIA E PESQUISA: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA AUTÔNOMA"
    "resumo" => "A formação continuada e a pesquisa na prática docente são os temas centrais desta pesquisa. Processo formativo contínuo e pesquisa devem estar atrelados, ambos precisam acontecer no exercício do magistério, mas muitos obstáculos são encontrados no dia a dia das escolas públicas para que elementos tão necessários à docência sejam experienciados. A pesquisa aborda, por meio das narrativas de 2 (duas) professoras de uma escola pública de Tarrafas-CE, as dificuldades para o desenvolvimento de uma prática docente investigativa, a precariedade ou ausência de formação continuada sistematizada e os possíveis caminhos para que os problemas citados sejam sanados ou ao menos atenuados. O objetivo central do estudo é analisar as condições de formação continuada e de pesquisa na prática docente que são oferecidas às professoras em uma escola municipal de Tarrafas no Ceará. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados apresentados nos resultados foram produzidos através da entrevista semiestruturada e analisados com auxílio do software Iramuteq, na oportunidade foram empregadas as análises da nuvem de palavras e da similitude. A base teórica se fundamenta em Demo (2006), Freire (2022), Tardif (2020), Franco (2012) e Imbernón (2009). Por meio do estudo foi possível perceber as situações que são adversas às necessidades formativas e as possibilidades de pesquisa na prática das professoras, assim como criar um espaço de fala para estas docentes refletirem e compartilharem suas ideias sobre as mudanças que a educação pública precisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4823_TB3191_14102024143857.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MORAES SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anatarrafas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação continuada e a pesquisa na prática docente são os temas centrais desta pesquisa. Processo formativo contínuo e pesquisa devem estar atrelados, ambos precisam acontecer no exercício do magistério, mas muitos obstáculos são encontrados no dia a dia das escolas públicas para que elementos tão necessários à docência sejam experienciados. A pesquisa aborda, por meio das narrativas de 2 (duas) professoras de uma escola pública de Tarrafas-CE, as dificuldades para o desenvolvimento de uma prática docente investigativa, a precariedade ou ausência de formação continuada sistematizada e os possíveis caminhos para que os problemas citados sejam sanados ou ao menos atenuados. O objetivo central do estudo é analisar as condições de formação continuada e de pesquisa na prática docente que são oferecidas às professoras em uma escola municipal de Tarrafas no Ceará. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados apresentados nos resultados foram produzidos através da entrevista semiestruturada e analisados com auxílio do software Iramuteq, na oportunidade foram empregadas as análises da nuvem de palavras e da similitude. A base teórica se fundamenta em Demo (2006), Freire (2022), Tardif (2020), Franco (2012) e Imbernón (2009). Por meio do estudo foi possível perceber as situações que são adversas às necessidades formativas e as possibilidades de pesquisa na prática das professoras, assim como criar um espaço de fala para estas docentes refletirem e compartilharem suas ideias sobre as mudanças que a educação pública precisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.