A formação continuada e a pesquisa na prática docente são os temas centrais desta pesquisa. Processo formativo contínuo e pesquisa devem estar atrelados, ambos precisam acontecer no exercício do magistério, mas muitos obstáculos são encontrados no dia a dia das escolas públicas para que elementos tão necessários à docência sejam experienciados. A pesquisa aborda, por meio das narrativas de 2 (duas) professoras de uma escola pública de Tarrafas-CE, as dificuldades para o desenvolvimento de uma prática docente investigativa, a precariedade ou ausência de formação continuada sistematizada e os possíveis caminhos para que os problemas citados sejam sanados ou ao menos atenuados. O objetivo central do estudo é analisar as condições de formação continuada e de pesquisa na prática docente que são oferecidas às professoras em uma escola municipal de Tarrafas no Ceará. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados apresentados nos resultados foram produzidos através da entrevista semiestruturada e analisados com auxílio do software Iramuteq, na oportunidade foram empregadas as análises da nuvem de palavras e da similitude. A base teórica se fundamenta em Demo (2006), Freire (2022), Tardif (2020), Franco (2012) e Imbernón (2009). Por meio do estudo foi possível perceber as situações que são adversas às necessidades formativas e as possibilidades de pesquisa na prática das professoras, assim como criar um espaço de fala para estas docentes refletirem e compartilharem suas ideias sobre as mudanças que a educação pública precisa.