A MULHER NA MINERAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1328 "inscrito_id" => 7162 "titulo" => "A MULHER NA MINERAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO" "resumo" => "A mineração é uma atividade importante para o desenvolvimento do Seridó Potiguar, e esse mercado movimenta muitos postos de trabalho, contudo, a participação das mulheres nesse setor ainda é muito baixa. E o presente trabalho, que é o resultado parcial de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de Filosofia e Mineração, propõe-se a tentar indicar alguns elementos que concorrem para esse quadro, analisando alguns dos desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho da área da mineração, bem como identificar a percepção e perspectivas que as estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado do IFRN/Campus Avançado Parelhas apresentam com relação à atuação profissional na referida área e sobre a pretensão de ingresso em um curso superior relacionado à área. Os dados acerca da percepção e perspectivas das estudantes do mencionado curso sobre seu campo de atuação e a opção por cursos superiores na área serão coletados por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. E para auxiliar na análise das respostas e na identificação e reflexão dos desafios enfrentados pelas mulheres na atividade profissional da mineração, a pesquisa contará com a revisão bibliográfica de obras como Mulheres no Mercado de Trabalho: onde nasce a desigualdade, de autoria de Tânia Andrade; Mulheres Invisíveis, mas Necessárias: a negação da feminização no trabalho da mineração, de Anabelle Carrilho; Mulheres na Mineração: Restitutio quae sera tamem, de Zuleica C. Castilhos e Nuria Fernández Castro. Almeja-se que a partir dos diagnósticos identificados, o curso de mineração pode implementar medidas direcionadas para superar os desafios e problemas percebidos e incentivar a participação feminina na área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7162_TB1328_27102024124425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIKE FONSECA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANIKE" "autor_email" => "anike.m@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1328 "inscrito_id" => 7162 "titulo" => "A MULHER NA MINERAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO" "resumo" => "A mineração é uma atividade importante para o desenvolvimento do Seridó Potiguar, e esse mercado movimenta muitos postos de trabalho, contudo, a participação das mulheres nesse setor ainda é muito baixa. E o presente trabalho, que é o resultado parcial de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de Filosofia e Mineração, propõe-se a tentar indicar alguns elementos que concorrem para esse quadro, analisando alguns dos desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho da área da mineração, bem como identificar a percepção e perspectivas que as estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado do IFRN/Campus Avançado Parelhas apresentam com relação à atuação profissional na referida área e sobre a pretensão de ingresso em um curso superior relacionado à área. Os dados acerca da percepção e perspectivas das estudantes do mencionado curso sobre seu campo de atuação e a opção por cursos superiores na área serão coletados por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. E para auxiliar na análise das respostas e na identificação e reflexão dos desafios enfrentados pelas mulheres na atividade profissional da mineração, a pesquisa contará com a revisão bibliográfica de obras como Mulheres no Mercado de Trabalho: onde nasce a desigualdade, de autoria de Tânia Andrade; Mulheres Invisíveis, mas Necessárias: a negação da feminização no trabalho da mineração, de Anabelle Carrilho; Mulheres na Mineração: Restitutio quae sera tamem, de Zuleica C. Castilhos e Nuria Fernández Castro. Almeja-se que a partir dos diagnósticos identificados, o curso de mineração pode implementar medidas direcionadas para superar os desafios e problemas percebidos e incentivar a participação feminina na área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7162_TB1328_27102024124425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIKE FONSECA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANIKE" "autor_email" => "anike.m@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }