A Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, localizada no município de Petrópolis – RJ, possui cerca de 500 alunos matriculados da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em seu Projeto Político Pedagógico, constam alguns Projetos Institucionais, os quais denotam o esforço da Gestão em trazer metodologias ativas para a práxis escolar, sejam elas disciplinares ou interdisciplinares. Dentre essas propostas, há o Projeto Café com Leitura, que visa o estímulo do trabalho com a literatura, fomentando a escrita e a leitura contextualizadas. No ano de 2023, o autor escolhido pelos docentes para fomentar o trabalho realizado, foi o poeta brasileiro Manoel de Barros. Durante todo o ano letivo, todas as turmas da escola se viram envolvidas em atividades específicas para obtenção de competências na disciplina de Língua Portuguesa, como também estimuladas a participarem de forma interdisciplinar de diálogos com o autor mato-grossense, que de forma única e criativa transvia um Brasil de natureza farta e possibilidades infinitas. Ao falar dessa proposta, este artigo pretende rever os pontos positivos da Gestão Compartilhada de Projetos como pilar de uma escola pública que busca se atualizar para obter melhores resultados. Neste relato, pretende-se falar sobre a utilização das TICs como ferramentas para a proposta, bem como ressaltar a interação dos alunos com múltiplas linguagens, o que culminou em uma grande exposição cultural no Centro de Cultura da Prefeitura, que fica no centro da cidade.