Este artigo tem o objetivo de apresentar o projeto de leitura intitulado como “Viajando no universo dos contos infantis,” cuja finalidade consiste em contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, tornando-os capazes de interagir de forma consciente, plena e efetiva em sociedade. Contudo, é preciso que a prática da leitura seja prazerosa, por isso a criança deve estar inserida em um ambiente lúdico e atrativo. Dessa forma, este trabalho tem o intuito de promover, aos docentes que atuam nos iniciais do Ensino Fundamental, uma reflexão acerca da utilização de recursos lúdicos no contexto da alfabetização, considerando-a uma prática inovadora que contribui na formação de leitores competentes, os quais encaram a leitura como uma prática divertida e relevante para sua formação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que cada etapa do projeto será abordada de maneira detalhada. Para a concretização deste trabalho, realizou-se um trabalho fundamentado nos pressupostos teóricos de autores da área, tais como, Antunes (1998), Freire (2009), Leal (2001), Santos (2008), além de considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como resultado, apresenta-se uma proposta metodológica que poderá ser desenvolvida por docentes que atuem na referida etapa de ensino, evidenciando, assim, suas contribuições sociais e acadêmicas, haja vista que estudo pode servir como aporte teórico para futuras pesquisas que tratem desta mesma temática.