O ESPAÇO E A INFÂNCIA QUE ATRAVESSA O COTIDIANO EDUCATIVO: RELATOS A PARTIR DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112284 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4847 "inscrito_id" => 14751 "titulo" => "O ESPAÇO E A INFÂNCIA QUE ATRAVESSA O COTIDIANO EDUCATIVO: RELATOS A PARTIR DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo resulta da experiência no campo do estágio obrigatório do componente curricular Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo, objetiva apresentar as concepções sobre o espaço e a infância que atravessa o cotidiano educativo a partir de relatos de uma professora da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho tomamos como aportes teóricos Barbosa e Horn (2001), Gandini (2008), Craidy e Kaercher (2012) para refletir sobre o espaço que abarca a Educação Infantil. Para as discussões das concepções de infância que atravessa o cotidiano educativo da educação infantil, nos ancoramos em Kohan (2021), Skliar (2012), Sarmento e Pinto (1997). Para tanto, utilizamos a observação participante com a entrevista semiestruturada, via análise temática e/ou categorial. Os resultados nos mostram que a partir dos espaços o trabalho pedagógico pode ser orientado para construir vivências, identidades e desenvolvimento social entre as crianças. Em relação a concepção de infância que atravessa o cotidiano da educação infantil, temos a compreensão que a infância é vista como um tempo em que a criança pode viver de forma intensa movida pelas descobertas, curiosidades, brincadeiras, no entanto esses aspectos são vivenciados de modos diferentes devido aos contextos sociais, culturais e econômicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14751_TB4847_27102024172310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFALETY SILVA MACIEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELIFALETY SILVA" "autor_email" => "elifalety.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112284 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4847 "inscrito_id" => 14751 "titulo" => "O ESPAÇO E A INFÂNCIA QUE ATRAVESSA O COTIDIANO EDUCATIVO: RELATOS A PARTIR DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo resulta da experiência no campo do estágio obrigatório do componente curricular Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo, objetiva apresentar as concepções sobre o espaço e a infância que atravessa o cotidiano educativo a partir de relatos de uma professora da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho tomamos como aportes teóricos Barbosa e Horn (2001), Gandini (2008), Craidy e Kaercher (2012) para refletir sobre o espaço que abarca a Educação Infantil. Para as discussões das concepções de infância que atravessa o cotidiano educativo da educação infantil, nos ancoramos em Kohan (2021), Skliar (2012), Sarmento e Pinto (1997). Para tanto, utilizamos a observação participante com a entrevista semiestruturada, via análise temática e/ou categorial. Os resultados nos mostram que a partir dos espaços o trabalho pedagógico pode ser orientado para construir vivências, identidades e desenvolvimento social entre as crianças. Em relação a concepção de infância que atravessa o cotidiano da educação infantil, temos a compreensão que a infância é vista como um tempo em que a criança pode viver de forma intensa movida pelas descobertas, curiosidades, brincadeiras, no entanto esses aspectos são vivenciados de modos diferentes devido aos contextos sociais, culturais e econômicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14751_TB4847_27102024172310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFALETY SILVA MACIEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELIFALETY SILVA" "autor_email" => "elifalety.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }