Este artigo resulta da experiência no campo do estágio obrigatório do componente curricular Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo, objetiva apresentar as concepções sobre o espaço e a infância que atravessa o cotidiano educativo a partir de relatos de uma professora da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho tomamos como aportes teóricos Barbosa e Horn (2001), Gandini (2008), Craidy e Kaercher (2012) para refletir sobre o espaço que abarca a Educação Infantil. Para as discussões das concepções de infância que atravessa o cotidiano educativo da educação infantil, nos ancoramos em Kohan (2021), Skliar (2012), Sarmento e Pinto (1997). Para tanto, utilizamos a observação participante com a entrevista semiestruturada, via análise temática e/ou categorial. Os resultados nos mostram que a partir dos espaços o trabalho pedagógico pode ser orientado para construir vivências, identidades e desenvolvimento social entre as crianças. Em relação a concepção de infância que atravessa o cotidiano da educação infantil, temos a compreensão que a infância é vista como um tempo em que a criança pode viver de forma intensa movida pelas descobertas, curiosidades, brincadeiras, no entanto esses aspectos são vivenciados de modos diferentes devido aos contextos sociais, culturais e econômicos.