Este artigo é uma seção da pesquisa realizada na disciplina de Monografia II na graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. O objetivo geral desta pesquisa, é analisar como as habilidades da unidade temática de grandezas e medidas podem ser ensinadas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental através da Literatura Infantil. O estudo reflete os desafios e dificuldades no ensino da Matemática e propõe um método para tornar esse ensino mais lúdico através dos livros paradidáticos. Para tal, foram feitos estudos de textos e documentos que se relacionam com os temas, ensino e aprendizagem de grandezas e medidas e literatura infantil. Esses estudos embasaram as orientações didáticas propostas no desfecho da pesquisa. Fundamentou-se no estudo bibliográfico de autores como: LAJOLO e ZILBERMAN (2007), LORENZATO (2008), MORETTI e SOUZA (2015) entre outros. Bem como em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Na referida pesquisa é analisado e catalogado um livro paradidático que serve como mediação desse ensino e da aprendizagem, e sugere outros títulos infantis que podem ser utilizados com o mesmo método. Esta pesquisa contribui com o professor polivalente dos anos iniciais do Ensino Fundamental que busca aperfeiçoar suas estratégias de ensino no campo das grandezas e medidas.