O presente trabalho aborda a necessidade de acrescentar ao processo de ensino aprendizagem em geografia a utilização de novas estratégias metodológicas, como geotecnologias e jogos eletrônicos, estimulando assim, novas dinâmicas de ensino, para esse componente curricular como elemento de conhecimento espacial, que não se restringe apenas ao espaço escolar, mas que pode possibilitar a interação com o cotidiano do aluno, criando percepções sobre sua própria realidade e vivências. A ideia da pesquisa surgiu a partir das experiências e observações vividas pelos bolsistas do PIBID, em uma turma de 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual de Tempo Integral Regina Pacis, localizada em Crateús - CE. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo explorar as possibilidades de ensino de Geografia com o apoio das geotecnologias e dos jogos eletrônicos, favorecendo a identificação de pontos geográficos a partir da cartografia, assim, compreendendo práticas pedagógicas que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem em sala de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi composta em duas etapas, sendo a primeira, a pesquisa bibliográfica, e a segunda, atividades em sala de aula, com a adaptação do jogo digital, "Geoguessr", enquanto recurso didático para aulas práticas de Geografia, visando identificar, a partir de imagens, pontos geográficos da cidade de Crateús, trabalhando os principais elementos da geografia como espaço, lugar e paisagem, dessa forma, contribuindo para o estudo da cartografia e localização. A dinâmica foi utilizada como ferramenta didática para a eletiva de cartografia básica. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se o engajamento da turma e a mudança na dinâmica de aulas expositivas. Concluindo assim, que houve a percepção de uma ligação direta das geotecnologias e jogos digitais com a paisagem compreendendo o componente curricular não só como disciplina, mas como o principal elemento para a compreensão de paisagem e de território.