Este trabalho consiste em uma análise do documento norteador das atividades de Educação Física e esporte educacional da Fundação Gol de Letra. A instituição é uma organização da sociedade civil que atende mais de mil e quinhentos alunos nos dois programas analisados. A Matriz Curricular dos programas revela o referencial teórico utilizado, os princípios pedagógicos, os principais temas desenvolvidos e a metodologia das aulas. A Educação Física e o esporte podem ser lugares de reserva da hegemonia e reprodução dos preconceitos, principalmente que envolvem gêneros, sexualidades e padronização dos corpos. É importante analisar a Matriz Curricular entendendo a inclinação da instituição em preservar princípios como a coeducação, inclusão e participação de todos. A pesquisa bibliográfica que apoia essa produção está focalizada principalmente nas tematizações do esporte com foco nas questões de corporeidade, inclusão, práticas antirracistas e decoloniais através da Educação Física Cultural proposta por Neira (2016-2023) e nas discussões sobre as desigualdades de gêneros e o respeito às diferenças através de Louro (1998-2023), Altmann (2015), Auad (2006), Brito (2015) e Saraiva (2005). Para ampliar a análise e reflexões sobre as práticas pedagógicas examinadas na Matriz Curricular foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunas e alunos dos programas Dois Toques e Jogo Aberto. O resultado da revisão bibliográfica, da análise documental através da Matriz e dos depoimentos traz perspectivas interessantes das abordagens metodológicas dos programas da Fundação Gol de Letra ao tematizarem os esportes com elementos de enfrentamentos sociais, diminuição das desigualdades e respeito às diferenças.