UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113409 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6469 "inscrito_id" => 15466 "titulo" => "UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15466_TB6469_07062024133109.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO" "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113409 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6469 "inscrito_id" => 15466 "titulo" => "UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DOS 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão a partir dos resultados das avaliações internas relativas à produção textual realizadas por estudantes das turmas dos 5º anos das 21 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais do município de Rio Largo – AL durante o primeiro semestre de 2024. Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental que compreende (1º ao 5º ano) a progressão dos conhecimentos deve ocorrer em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforço às aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 5º ano a intensificação da ortografização e, ainda, a ampliação sistemática das práticas de linguagem. Adotando, sobretudo, o texto como unidade de ensino. Os dados resultantes das avaliações da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores e programa de Formação Continuada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Marcuschi (2008), Antunes (2003; 2005; 2014) e respaldam-se no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15466_TB6469_07062024133109.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO" "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }