Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE DISCENTES DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A atuação dos engenheiros químicos pode impactar significativamente no meio ambiente, uma vez que estes profissionais estão entre os principais responsáveis pela elaboração de projetos de plantas químicas industriais. Identificar e caracterizar as concepções de meio ambiente dos futuros egressos de cursos de engenharia química pode subsidiar a avaliação do processo de educação ambiental adotado na formação destes profissionais e caso necessário propor ações de ajuste no mesmo. Neste estudo, foram investigadas as concepções de meio ambiente de discentes cursando a disciplina de Engenharia de Processos, pertencente ao nono semestre da matriz curricular do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Essa disciplina busca desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias à elaboração de projetos de indústrias químicas. Metodologicamente, foi utilizada uma análise qualitativa baseada na descrição, identificação, categorização e interpretação dos conteúdos das respostas redigidas pelos discentes à pergunta: o que é meio ambiente? A cartografia das correntes da educação ambiental de Sauvé (2005) foi adotada como base teórica nesse procedimento investigativo. Na análise dos conteúdos presentes nos textos redigidos pelos discentes, em resposta ao questionamento proposto, foram inicialmente identificadas e classificadas as unidades de registro segundo as categorias de correntes de pensamento em educação ambiental identificadas por Sauvé (2005). Em seguida, as frequências de ocorrência das diferentes categorias de unidade de registro foram utilizadas para comparação das diferentes concepções de meio ambiente expressas pelos discentes. Os resultados mostraram que as correntes de pensamento dominantes nas concepções de meio ambiente foram a sistêmica (23,8%), a recursista (19,0%) e a humanista (19,0%). Assim, identificou-se que prevalecem concepções que entendem o meio ambiente como um tecido de relações entre seus componentes, como fonte de recursos necessários à vida e como meio onde vivem e operam os seres humanos.

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