Fundamentando-se em Bakhtin (1992), Possenti (2002, 2007), Tfouni (2008), foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, para sistematização e análise das principais temáticas e marcas de autoria presentes em 38 relatos pessoais produzidos, em 2022, por alunos no 2° ano do Ensino Médio do IFRN - Campus Parelhas. Neste trabalho, desenvolvemos uma análise descritiva e explicativa de marcas de autoria em um dos relatos pessoais mais representativos do corpus, para uma reflexão teórico-metodológica sobre a autoria em textos escritos por jovens na escola. Sob a temática da religiosidade, as principais marcas de autoria constatadas se referem ao modo como dá voz a outros enunciadores e mantém distância em relação ao seu próprio texto. Essas marcas representam habilidades discursivas que contribuem para o protagonismo juvenil em uma elaboração escrita com autenticidade. A prática escrita, focada em usos sociais da linguagem, viabiliza condições de produção nas quais os alunos são sujeitos que comentam, sugerem, criticam e transformam a realidade ao seu redor, refletindo sobre o meio social em que vivem e sobre si mesmos.