Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAÍZES PERNAMBUCANAS; DANÇA E EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113275
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6289
    "inscrito_id" => 15258
    "titulo" => "RAÍZES PERNAMBUCANAS; DANÇA E EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO."
    "resumo" => "Este trabalho parte das experiências desenvolvidas na eletiva “dança e educação em Pernambuco” O seguinte estudo apresenta um projeto desenvolvido na EFITI Silvino Almeida de Oliveira, escola municipal do estado de Pernambuco na disciplina de eletiva componente curricular diversificada, de forma interdisciplinar, com uma turma de do 3º ano do fundamental I, em uma escola de tempo integral localizada na cidade de Garanhuns–PE. No prazo de 06 meses visando contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, dos estudantes, considerando sua formação e sua identidade sendo necessário leva em conta os elementos históricos, culturais e sociais que compõem a nação Pernambucana e sua diversidade cultural compreendendo a influência dos diferentes grupos étnicos e culturais do estado. Sendo assim, estudar a importância da música e da dança como cultura é fundamental para proporcionar à criança o conhecimento do seu próprio corpo, trabalhando os movimentos corporais, como: lateralidade, coordenação motora, disciplina, respeito mútuo e atenção concentrada. Levar o aluno a comunicar-se e relacionar-se bem com os demais a fim de manter harmonia, disciplina, união e interação entre si. Desta forma, experimentarão diversos ritmos musicais e danças como o carnavalesco (frevo, maracatu, caboclinhos); o Ciclo Junino (quadrilhas, forró, ciranda, samba de coco e coco-de-roda). Por meio de apresentações culturais, de grupos de dança da comunidade escolar, videoaula e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes sobre a temática. Valorizando assim a diversidade cultural do estado com o despertar do gosto pela música e pela dança e suas expressões, sabendo que essa forma de expressão é uma das principais formas de diversão, entretenimento e socialização, desenvolvendo a sensibilidade ao ritmo, a percepção auditiva, coordenação e concluindo o projeto com culminância das produções artísticas das diversas modalidades, vistas e produzidas pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15258_TB6289_01062024231750.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA ALVES"
    "autor_email" => "araujomarcella404@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113275
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6289
    "inscrito_id" => 15258
    "titulo" => "RAÍZES PERNAMBUCANAS; DANÇA E EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO."
    "resumo" => "Este trabalho parte das experiências desenvolvidas na eletiva “dança e educação em Pernambuco” O seguinte estudo apresenta um projeto desenvolvido na EFITI Silvino Almeida de Oliveira, escola municipal do estado de Pernambuco na disciplina de eletiva componente curricular diversificada, de forma interdisciplinar, com uma turma de do 3º ano do fundamental I, em uma escola de tempo integral localizada na cidade de Garanhuns–PE. No prazo de 06 meses visando contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, dos estudantes, considerando sua formação e sua identidade sendo necessário leva em conta os elementos históricos, culturais e sociais que compõem a nação Pernambucana e sua diversidade cultural compreendendo a influência dos diferentes grupos étnicos e culturais do estado. Sendo assim, estudar a importância da música e da dança como cultura é fundamental para proporcionar à criança o conhecimento do seu próprio corpo, trabalhando os movimentos corporais, como: lateralidade, coordenação motora, disciplina, respeito mútuo e atenção concentrada. Levar o aluno a comunicar-se e relacionar-se bem com os demais a fim de manter harmonia, disciplina, união e interação entre si. Desta forma, experimentarão diversos ritmos musicais e danças como o carnavalesco (frevo, maracatu, caboclinhos); o Ciclo Junino (quadrilhas, forró, ciranda, samba de coco e coco-de-roda). Por meio de apresentações culturais, de grupos de dança da comunidade escolar, videoaula e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes sobre a temática. Valorizando assim a diversidade cultural do estado com o despertar do gosto pela música e pela dança e suas expressões, sabendo que essa forma de expressão é uma das principais formas de diversão, entretenimento e socialização, desenvolvendo a sensibilidade ao ritmo, a percepção auditiva, coordenação e concluindo o projeto com culminância das produções artísticas das diversas modalidades, vistas e produzidas pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15258_TB6289_01062024231750.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA ALVES"
    "autor_email" => "araujomarcella404@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho parte das experiências desenvolvidas na eletiva “dança e educação em Pernambuco” O seguinte estudo apresenta um projeto desenvolvido na EFITI Silvino Almeida de Oliveira, escola municipal do estado de Pernambuco na disciplina de eletiva componente curricular diversificada, de forma interdisciplinar, com uma turma de do 3º ano do fundamental I, em uma escola de tempo integral localizada na cidade de Garanhuns–PE. No prazo de 06 meses visando contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, dos estudantes, considerando sua formação e sua identidade sendo necessário leva em conta os elementos históricos, culturais e sociais que compõem a nação Pernambucana e sua diversidade cultural compreendendo a influência dos diferentes grupos étnicos e culturais do estado. Sendo assim, estudar a importância da música e da dança como cultura é fundamental para proporcionar à criança o conhecimento do seu próprio corpo, trabalhando os movimentos corporais, como: lateralidade, coordenação motora, disciplina, respeito mútuo e atenção concentrada. Levar o aluno a comunicar-se e relacionar-se bem com os demais a fim de manter harmonia, disciplina, união e interação entre si. Desta forma, experimentarão diversos ritmos musicais e danças como o carnavalesco (frevo, maracatu, caboclinhos); o Ciclo Junino (quadrilhas, forró, ciranda, samba de coco e coco-de-roda). Por meio de apresentações culturais, de grupos de dança da comunidade escolar, videoaula e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes sobre a temática. Valorizando assim a diversidade cultural do estado com o despertar do gosto pela música e pela dança e suas expressões, sabendo que essa forma de expressão é uma das principais formas de diversão, entretenimento e socialização, desenvolvendo a sensibilidade ao ritmo, a percepção auditiva, coordenação e concluindo o projeto com culminância das produções artísticas das diversas modalidades, vistas e produzidas pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.