A precarização do trabalho docente é objeto de estudo há muitos anos, mas se faz necessário um olhar cuidadoso sob esta questão, pois nos últimos anos, tem-se observado um crescente aumento de adoecimento desses profissionais da Educação Básica. As condições de trabalho tiveram forte impacto a partir das reformas educacionais implantadas na década de 1990, com forte influência da política neoliberal, do processo de globalização, bem como da deteriorização das condições laborais no âmbito docente. Esta está intrinsecamente vinculada às demandas impostas pelas políticas educacionais, as quais são mediadas por interesses econômicos que negligenciam, de maneira substancial, o profissional docente. Assim, com o objetivo de analisar as causas dessa precarização, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão integrativa para compreender as condições às quais os professores estão sendo submetidos, assinalando os motivos nos quais essas circunstâncias intensificam e afetam a história de vida do profissional docente. Para isso, realizouse um levantamento de dados de caráter qualitativo em publicações sobre a referida temática em um recorte temporal de 2019 a 2023, pesquisados no portal periódicos Capes e base SciElo. O estudo é apoiado em referências teóricas por meio de pesquisas bibliográficas que possuem como base o trabalho docente, em especial quando essas condições de trabalho se tornam intensificadas e sobrecarregadas. Com esta revisão integrativa de literatura, é possível identificar o conhecimento já construído em pesquisas recentes que apontam a forma de trabalho à qual os docentes são expostos. Nesse sentido, são apresentados os principais estudos selecionados em relação às problemáticas vivenciadas no trabalho docente na educação básica. Com este estudo, espera-se que os resultados possam contribuir para um melhor entendimento, bem como para o desenvolvimento de pesquisas futuras nesta área.