A presente comunicação é um recorte dos achados da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio) no período de 2022 a 2023. A pesquisa tem como objetivo geral conhecer os impactos da Pandemia de Covid-19 nas estratégias desenvolvidas pelas instituições museais brasileiras, para crianças de 0 a 10 anos. Especificamente sobre o trabalho aqui apresentado, serão compartilhados os dados produzidos no bloco IV do questionário, dedicado ao tema “Desdobramentos da pandemia: inovações, desafios e perspectivas”. Com o intuito de oferecer subsídios para as instituições museológicas e centros culturais, investigamos as consequências da pandemia na implementação de estratégias educativas direcionadas ao público infantil nos museus e centros culturais durante o período de isolamento e o período de reabertura desses espaços. Foram enviados questionários a 3.885 instituições museais do Brasil, registrados no Cadastro Nacional de Museus (IBRAM), obtendo-se respostas de 417 instituições. Dentre os principais achados da pesquisa, identificamos que um dos desdobramentos da pandemia de Covid-19 foi a redução da capacidade de recepção do público infantil, fato observado em todas as regiões do país. Além disso, a partir dos dados é possível inferir que, em relação aos impactos da pandemia no quantitativo de público infantil, instituições privadas e públicas tiveram percentuais equivalentes de redução de atendimento e ainda que, em decorrência da pandemia, algumas instituições ofertaram atividades remotas voltadas para o público infantil. Que novas propostas surgiram e foram mantidas pelos museus após a pandemia? A presença digital é algo que permitiu que museus alcancem maior público? Isso pode ser considerado uma aprendizagem do período?