O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos.