Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3818
    "inscrito_id" => 657
    "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID657_TB3818_07102024123308.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS"
    "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS"
    "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3818
    "inscrito_id" => 657
    "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID657_TB3818_07102024123308.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS"
    "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS"
    "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.