CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111576 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3818 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID657_TB3818_07102024123308.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS" "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS" "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111576 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3818 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: A FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID657_TB3818_07102024123308.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS" "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS" "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }