Este trabalho apresenta reflexões sobre a experiência formativa no curso “Ensino de Ciências na Perspectiva Freiriana”, ofertado à equipe do projeto de extensão “A feira livre como tema gerador no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. O objetivo do escrito é refletir sobre as aprendizagens derivadas do curso de formação sobre a perspectiva freiriana para o ensino de Ciências, tendo a feira livre como tema gerador. O referencial teórico básico é constituído por escritos de Paulo Freire sobre contextualização, problematização e diálogo. O curso foi realizado com o objetivo de mostrar como desenvolver projetos de ensino e aulas de Ciências na perspectiva freiriana, com foco na investigação temática e nos momentos pedagógicos. Foi dividido em dois encontros: o primeiro com breve histórico e obras de Freire, a perspectiva freireana e a investigação temática no ensino de Ciências. No segundo foram discutidas possibilidades de aplicação da investigação temática e dos momentos pedagógicos no projeto, com levantamento de problemas e temas relativos à feira livre. O curso foi precedido de visita à feira livre do município de Jaicós-PI e a um espaço de cultivo de produtos comercializados na feira, o que proporcionou maior aproximação com o contexto da feira para problematizá-lo. Alguns problemas foram elaborados: presença das mulheres na agricultura; falta de saneamento e esgoto a céu aberto; má conservação dos alimentos comercializados; produção de alimentos saudáveis e outros. Explorar a feira sob a ótica da teoria freiriana conduziu ao entendimento desta como espaço propício à aprendizagem das ciências, por meio de projetos e aulas. Concluímos que a teoria de Paulo Freire contribui para a compreensão de um ensino de Ciências contextualizado, problematizador e dialógico como possibilidade, tendo a feira livre como tema gerador.