PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110119 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1779 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID637_TB1779_19102024181913.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackelines.silva@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110119 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1779 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID637_TB1779_19102024181913.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackelines.silva@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }