Diante de um cenário em que a educação se encontra, professores com sobrecargas de trabalho e alunos desmotivados, surge a necessidade de refletir o fazer pedagógico principalmente no ensino de ciências. É no professor de ciências que recai uma maior responsabilidade nesse processo, de produção do conhecimento e incentivo ao trabalho com pesquisa na escola. Este trabalho busca revelar resultados de uma formação de professores de ciências do município de Jardim, CE focando a problematização sobre a pesquisa na escola e incentivo a iniciação científica. O estudo é de natureza qualitativa principalmente que valoriza os aspectos subjetivos e interpretativos e as opiniões dos professores. Participaram do estudo 18 professores de ciências. Os professores defendem que a pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental como apoio a um ensino de ciências mais investigativo, crítico, proativo, criativo e inovador. A maioria dos professores destacam dificuldades inúmeras para o pensar esta estratégia de ensino em uma sala de aula de ciências alegando a dispersão dos estudantes para o estudo, pouca concentração, pouca valorização para investirem em sua formação, mas a estratégia se constitui um caminho para despertar o gosto dos estudantes para a ciência.