Este estudo tem como objetivo analisar a relação intersemiótica do romance Lavoura arcaica de Raduan Nassar ao cinema de Luiz Fernando de Carvalho e perceber as relações de memória nas duas narrativas. Para tanto, utilizaremos para estudos da caracterização da memória o aporte teórico de Bosi, Izquierdo , Bachelard e Braga . Para a análise da literatura ao cinema faremos uso das reflexões de Stam , Martin ,entre outros. Pretende-se analisar como a relação das memórias do personagem André é tratada nas duas narrativas de forma comparativa, além de entender as principais intrigas escolhidas pelo cineasta na adaptação fílmica. O romance "Lavoura Arcaica" compreende o processo de adaptação para o cinema ao reconhecer as diferenças entre as linguagens literária e cinematográfica. Sua colaboração reside na capacidade de preservar a essência narrativa enquanto permite a transformação necessária para atender às demandas visuais e temporais do cinema. Enriquecendo a percepção da linguagem cinematográfica ao oferecer uma nova perspectiva sobre a história e os personagens, ao mesmo tempo em que mantém a integridade artística da obra original. Nossa proposta é entender que durante a análise do filme não existe a mesma forma de compreensão de leitura do romance. No filme, é necessário que as observações extrapolem a temática ou o roteiro. Os aspectos da linguagem, os sons, a performance dos personagens, a arte visual são importantes para a aferição da obra. E que o centro dos estudos literários não é mais a literatura, mas a narrativa. A pesquisa mostra o caráter memorialístico do personagem André e a relação intersemiótica do romance com o cinema sendo os objetos desta investigação. O objetivo é contribuir para a análise comparativa entre as duas narrativas, incentivando outros pesquisadores e estudantes acadêmicos a se interessarem pelos aspectos teóricos dos filmes adaptados para o cinema.