VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111207 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3275 "inscrito_id" => 10053 "titulo" => "VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO" "resumo" => "A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10053_TB3275_24042024110554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DANIEL SANTIAGO OGEDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "C. D. Ogeda" "autor_email" => "carlosdanielsoc21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111207 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3275 "inscrito_id" => 10053 "titulo" => "VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO" "resumo" => "A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10053_TB3275_24042024110554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DANIEL SANTIAGO OGEDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "C. D. Ogeda" "autor_email" => "carlosdanielsoc21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }