O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência realizado por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A experiência de campo ocorreu na Escola Municipal Terezinha Cavalcanti de Melo, localizada no município de Macaparana/PE, com a turma do 5º ano dos anos iniciais. O objetivo da intervenção foi utilizar a música como um instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura, possibilitando a construção de sentidos na perspectiva sociointeracionista com base no tripé autor/texto/leitor. Silva (2007) afirma que existem muitos materiais de leitura, tanto no espaço escolar quanto em casa, e independente disso, a escola deve adotar uma metodologia que valorize o conhecimento a partir do cotidiano da criança para o sucesso ao ingressar na escola, oportunizando a participação ativa do leitor. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Toda a teoria é fundamentada nas ideias de Silva (1999), Geraldi (2002), Koch e Elias (2008), Jolibert (1994) e nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCN’s (1998). De forma efetiva e prazerosa, a vivência buscou desenvolver o hábito da leitura por meio do gênero musical, como uma ferramenta facilitadora nesse processo. Vale ressaltar que a prática desenvolvida considera os alunos como protagonistas dessa vivência, possibilitando o surgimento de novas ideias para a construção do sentido.