A análise desenvolvida neste artigo é baseada nas práticas realizadas no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) pelo primeiro autor deste estudo. Localizado na Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, o LEMM é um espaço de aprendizagem em que os participantes, motivados por um tema de investigação, resolvem problemas de Modelagem Matemática. Além disso, nesse ambiente, mediante práticas de atividades de Modelagem Matemática, há o incentivo à realização de artigos para potencializar a formação de professores pesquisadores, assim como o desenvolvimento de experimentos via Modelagem Matemática, dentre outras atribuições fundamentais para o aperfeiçoamento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Nesse sentido, o estudo recai sobre reflexões baseadas no desenvolvimento formativo enquanto bolsista do Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – PGRAD/Labinfra, no projeto "O Laboratório Experimental de Modelagem Matemática como um Espaço de Aprendizagem" durante o processo formativo no curso de Licenciatura em Matemática. A investigação foi realizada por meio da autoanálise das atividades realizadas nesse espaço enquanto bolsista do projeto desde 2022 até o presente momento (2024). Desta forma, objetivamos expor/apresentar as contribuições do LEMM como componente fundamental na formação docente e como esse lugar tem potencializado o meu desenvolvimento durante a graduação.