Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMABILIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE PARCIAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112399
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5010
    "inscrito_id" => 15007
    "titulo" => "AMABILIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE PARCIAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O desenvolvimento das competências socioemocionais pelos alunos do Ensino Médio se configura como uma condição para que eles desenvolvam a aprendizagem de forma mais eficiente. Assim, o trabalho colaborativo no contexto da sala de aula contribui para o envolvimento de todos os alunos. E para que essa integração aconteça, é necessário que os alunos tenham desenvolvidas competências socioemocionais que estruturam a Amabilidade, como Empatia, Respeito e Confiança. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o desenvolvimento da Amabilidade e o desempenho escolar dos estudantes da terceira série do Ensino Médio em tempo parcial de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar nossa análise, tomaremos como base os estudos realizados pelos Instituto Airton Senna (IAS, 2020), pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2022), nos estudos sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner (1983), na teoria da inteligência emocional de Goleman (1995), dentre outros. Como percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza básica, com abordagem qualiquantitativa com aplicação de questionários a doze estudantes da terceira série do Ensino Médio, sendo seis homens e seis mulheres. Como resultado, verificou-se que os homens possuem a amabilidade mais desenvolvida do que as mulheres, que os alunos com essa macro-competência mais desenvolvida tendem a apresentar desempenho acadêmico melhor do que os que a desenvolveram pouco. E como conclusão, apontamos a necessidade de a escola fortalecer o trabalho com as competências socioemocionais, especialmente a Amabilidade, incluindo essa no projeto pedagógico como metodologia a ser adotada continuamente pelos docentes nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, é fundamental que a Secretaria da Educação fortaleça o Projeto Professor Diretor de Turma, com formações contínuas para os docentes, como estratégia elevar os indicadores educacionais da educação cearense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15007_TB5010_26102024164340.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA BARBOSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "kinhabarbosa947@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112399
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5010
    "inscrito_id" => 15007
    "titulo" => "AMABILIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE PARCIAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O desenvolvimento das competências socioemocionais pelos alunos do Ensino Médio se configura como uma condição para que eles desenvolvam a aprendizagem de forma mais eficiente. Assim, o trabalho colaborativo no contexto da sala de aula contribui para o envolvimento de todos os alunos. E para que essa integração aconteça, é necessário que os alunos tenham desenvolvidas competências socioemocionais que estruturam a Amabilidade, como Empatia, Respeito e Confiança. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o desenvolvimento da Amabilidade e o desempenho escolar dos estudantes da terceira série do Ensino Médio em tempo parcial de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar nossa análise, tomaremos como base os estudos realizados pelos Instituto Airton Senna (IAS, 2020), pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2022), nos estudos sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner (1983), na teoria da inteligência emocional de Goleman (1995), dentre outros. Como percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza básica, com abordagem qualiquantitativa com aplicação de questionários a doze estudantes da terceira série do Ensino Médio, sendo seis homens e seis mulheres. Como resultado, verificou-se que os homens possuem a amabilidade mais desenvolvida do que as mulheres, que os alunos com essa macro-competência mais desenvolvida tendem a apresentar desempenho acadêmico melhor do que os que a desenvolveram pouco. E como conclusão, apontamos a necessidade de a escola fortalecer o trabalho com as competências socioemocionais, especialmente a Amabilidade, incluindo essa no projeto pedagógico como metodologia a ser adotada continuamente pelos docentes nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, é fundamental que a Secretaria da Educação fortaleça o Projeto Professor Diretor de Turma, com formações contínuas para os docentes, como estratégia elevar os indicadores educacionais da educação cearense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15007_TB5010_26102024164340.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA BARBOSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "kinhabarbosa947@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento das competências socioemocionais pelos alunos do Ensino Médio se configura como uma condição para que eles desenvolvam a aprendizagem de forma mais eficiente. Assim, o trabalho colaborativo no contexto da sala de aula contribui para o envolvimento de todos os alunos. E para que essa integração aconteça, é necessário que os alunos tenham desenvolvidas competências socioemocionais que estruturam a Amabilidade, como Empatia, Respeito e Confiança. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o desenvolvimento da Amabilidade e o desempenho escolar dos estudantes da terceira série do Ensino Médio em tempo parcial de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar nossa análise, tomaremos como base os estudos realizados pelos Instituto Airton Senna (IAS, 2020), pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2022), nos estudos sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner (1983), na teoria da inteligência emocional de Goleman (1995), dentre outros. Como percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza básica, com abordagem qualiquantitativa com aplicação de questionários a doze estudantes da terceira série do Ensino Médio, sendo seis homens e seis mulheres. Como resultado, verificou-se que os homens possuem a amabilidade mais desenvolvida do que as mulheres, que os alunos com essa macro-competência mais desenvolvida tendem a apresentar desempenho acadêmico melhor do que os que a desenvolveram pouco. E como conclusão, apontamos a necessidade de a escola fortalecer o trabalho com as competências socioemocionais, especialmente a Amabilidade, incluindo essa no projeto pedagógico como metodologia a ser adotada continuamente pelos docentes nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, é fundamental que a Secretaria da Educação fortaleça o Projeto Professor Diretor de Turma, com formações contínuas para os docentes, como estratégia elevar os indicadores educacionais da educação cearense.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.