AUTONOMIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO INCENTIVO DA LEITURA LITERÁRIA DO ENSINO MÉDIO: BIBLIOTECA VIRTUAL SABERES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7246 "inscrito_id" => 5842 "titulo" => "AUTONOMIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO INCENTIVO DA LEITURA LITERÁRIA DO ENSINO MÉDIO: BIBLIOTECA VIRTUAL SABERES" "resumo" => "A leitura literária é uma prática necessária para o ensino de línguas em todas as séries, sobretudo no ensino médio. No entanto, é cada vez mais complexo incentivar e propagar a cultura leitora na escola. Para isso, o nosso objetivo é analisar como se deu a construção de uma biblioteca virtual, interligada a um espaço virtual, no qual cada estudante possa relatar suas experiências leitoras, elaborada por estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola pública estadual. Os mecanismos utilizados para construir a plataforma virtual foram a linguagem de programação Java Script, SQL (Structured Query Language) e Python. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, classificada como um estudo de caso, a partir do qual aplicamos um questionário via Google forms, contendo oito perguntas, entre objetivas e subjetivas, com o intuito de detalhar as impressões dos educandos quanto a criação de uma biblioteca virtual. O nosso público-alvo foram os estudantes da escola em questão. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos de Libâneo (1982), a respeito da democratização da escola pública; Candido (1972), com relação aos seus inúmeros paradigmas para a formação do leitor literário; Cosson (2020), sobre o letramento literário e Salgado (2002), que estudou sobre a importância da biblioteca virtual para o futuro. Os resultados apontaram para uma boa aceitação dos estudantes, sendo possível e eficaz desenvolver tal projeto para atrair os alunos para a prática da leitura literária, com destaque para o desenvolvimento do senso crítico leitor, proporcionado pelo espaço de debate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5842_TB7246_10062024220008.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Kelly Cristiane" "autor_email" => "kelly20231003598@alu.uern.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7246 "inscrito_id" => 5842 "titulo" => "AUTONOMIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO INCENTIVO DA LEITURA LITERÁRIA DO ENSINO MÉDIO: BIBLIOTECA VIRTUAL SABERES" "resumo" => "A leitura literária é uma prática necessária para o ensino de línguas em todas as séries, sobretudo no ensino médio. No entanto, é cada vez mais complexo incentivar e propagar a cultura leitora na escola. Para isso, o nosso objetivo é analisar como se deu a construção de uma biblioteca virtual, interligada a um espaço virtual, no qual cada estudante possa relatar suas experiências leitoras, elaborada por estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola pública estadual. Os mecanismos utilizados para construir a plataforma virtual foram a linguagem de programação Java Script, SQL (Structured Query Language) e Python. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, classificada como um estudo de caso, a partir do qual aplicamos um questionário via Google forms, contendo oito perguntas, entre objetivas e subjetivas, com o intuito de detalhar as impressões dos educandos quanto a criação de uma biblioteca virtual. O nosso público-alvo foram os estudantes da escola em questão. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos de Libâneo (1982), a respeito da democratização da escola pública; Candido (1972), com relação aos seus inúmeros paradigmas para a formação do leitor literário; Cosson (2020), sobre o letramento literário e Salgado (2002), que estudou sobre a importância da biblioteca virtual para o futuro. Os resultados apontaram para uma boa aceitação dos estudantes, sendo possível e eficaz desenvolver tal projeto para atrair os alunos para a prática da leitura literária, com destaque para o desenvolvimento do senso crítico leitor, proporcionado pelo espaço de debate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5842_TB7246_10062024220008.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Kelly Cristiane" "autor_email" => "kelly20231003598@alu.uern.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }