A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA O DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TDAH NAS ATIVIDADES ESCOLARES
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Neste sentido, o presente estudo evidencia as contribuições do lúdico para o desempenho de atividades escolares de crianças com TDAH. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de campo, de caráter descritivo, viabilizada por meio de observações concretas de crianças com TDAH, em situações de aprendizagem mediadas por atividades lúdicas. O estudo fundamentou-se nas discussões teóricas do campo da ludicidade e da educação especial, destacando-se as contribuições Huizinga (2008), Kishimoto (2001), Kramer ( 1992), Friedmann\u{A0} (1996), Luckesi (2000), Carvalho (2000), Mantoan (2004), Mazzotta (2001), Stainback (1999) e Freire (1968). Considerando, então, os estudos teóricos e as observações realizadas do ato de aprender por meio das atividades lúdicas, constatou-se que as crianças com TDAH apresentam melhor desempenho em suas atividades escolares quando estas são mediadas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. 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