Está pesquisa dá ênfase à ludicidade, destacando a sua importância para o desempenho de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A ludicidade, representada pelos elementos brinquedo, jogo e brincadeira, por se constituir elemento peculiar da infância consegue atrair, estimular e possibilitar diferentes implicações à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Neste sentido, o presente estudo evidencia as contribuições do lúdico para o desempenho de atividades escolares de crianças com TDAH. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de campo, de caráter descritivo, viabilizada por meio de observações concretas de crianças com TDAH, em situações de aprendizagem mediadas por atividades lúdicas. O estudo fundamentou-se nas discussões teóricas do campo da ludicidade e da educação especial, destacando-se as contribuições Huizinga (2008), Kishimoto (2001), Kramer ( 1992), Friedmann (1996), Luckesi (2000), Carvalho (2000), Mantoan (2004), Mazzotta (2001), Stainback (1999) e Freire (1968). Considerando, então, os estudos teóricos e as observações realizadas do ato de aprender por meio das atividades lúdicas, constatou-se que as crianças com TDAH apresentam melhor desempenho em suas atividades escolares quando estas são mediadas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. Dentre as contribuições mais relevantes observadas destacam-se: concentração, maior interesse, desejo de finalizar a atividade, desejo de participação e envolvimento com o grupo de colegas e com a atividade em si. Desta feita, infere-se que a ludicidade deve ser considerada um pilar da formação e do exercício da docência, especialmente na educação infantil de crianças que necessitam de maior concentração e estímulo para aprender.