Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA TODOS: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO PROJETO NA INCLUSÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS UNIVERSIDADES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto EducAção é um cursinho pré-vestibular gratuito que atende estudantes da região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal, a 40 km do centro de Brasília e funciona diariamente na Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Com ausência de cursos preparatórios gratuitos ou particulares na região, o acesso de estudantes periféricos às instituições de Ensino Superior, especialmente às renomadas federais, é prejudicado. O EducAção visa preencher essa lacuna, oferecendo uma educação de qualidade voltada para os exames vestibulares a alunos de escolas públicas que historicamente possuem significativa defasagem escolar. Além da aprovação, também é objetivo do EducAção amenizar as dificuldades emocionais, de aprendizagem e conteúdo dos estudantes durante esse processo, aderindo à metodologias como aulas contextualizadas com a realidade dos estudantes, atividades dinâmicas imersivas, simulados e acompanhamento individual. A pesquisa avalia a efetividade do EducAção neste contexto, que é verificar se o Projeto consegue resolver o problema do público alvo, com base no desempenho dos alunos em exames e vestibulares, além de analisar a percepção por meio de palavras-chave e o nível de satisfação dos participantes quanto à importância do Projeto em suas vidas, usando a escala de comprometimento afetivo, normativo e calculativo de Meyer. Os dados foram coletados via questionários online, com perguntas abertas e fechadas, respondidos por 100 alunos dos últimos 3 anos do Projeto. Os resultados demonstram, além das diversas aprovações em vestibulares por todo Brasil, em especial na região Centro Oeste, a relevância do Projeto EducAção na vida pessoal e social dos estudantes, evidenciada pelo apreço e comprometimento dos alunos, assiduidade nas aulas, sentimento de pertencimento e notória melhora de desempenho escolar. Portanto o Projeto EducAção, como política pública, impacta significativamente o status quo da educação pública e gratuita, facilitando o ingresso e a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades.

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