Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENGENHARIA DIDÁTICA E AS SEQUÊNCIAS DE FIBONACCI À LEONARDO: UM PANORAMA HISTÓRICO-EVOLUTIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109377
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 3730
    "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA E AS SEQUÊNCIAS DE FIBONACCI À LEONARDO: UM PANORAMA HISTÓRICO-EVOLUTIVO"
    "resumo" => "Os estudos sobre sequências numéricas na história da matemática são explorados, focalizando o contexto histórico e evolutivo, especialmente na conhecida sequência de Fibonacci, enquanto outras sequências semelhantes permanecem menos conhecidas. Nesse contexto, abordamos a sequência de Leonardo, ressaltando elementos do processo histórico e evolutivo de sua construção. Em busca de apresentar uma abordagem deste tema voltada as licenciaturas, visando formalizar este conteúdo matemático, adotamos a metodologia de pesquisa da Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -, no intuito de proporcionar uma visão prática e aplicável para o ensino de matemática. Inicialmente, em nossa análise preliminar, conduzimos uma breve análise da sequência de Leonardo, enfatizando elementos do seu desenvolvimento histórico e evolutivo. Apresentamos uma discussão sobre definições, representação matricial e a intrincada relação entre os números de Fibonacci e Leonardo, enriquecendo o entendimento do campo epistêmico-matemático do tema. A análise a priori deste trabalho debruça-se sobre aspectos que mostram a robustez e relevância do estudo e, tendo em vista os pressupostos da Engenharia Didática, estruturamos uma sequência de ensino para o tema, voltada para a formação inicial do professor de matemática. Almejamos ainda, em um possível contexto de replicação desta sequência, verificar as possibilidades de aplicações práticas destas sequências, principalmente na sequência de Leonardo, bem como que contribuições relevantes estas sequências podem trazer para o conhecimento do futuro professor, considerando as implicações práticas para o ensino e aprendizagem de sequências numéricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3730_TB722_30092024155650.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Milena"
    "autor_email" => "milenacarolina24@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109377
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 3730
    "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA E AS SEQUÊNCIAS DE FIBONACCI À LEONARDO: UM PANORAMA HISTÓRICO-EVOLUTIVO"
    "resumo" => "Os estudos sobre sequências numéricas na história da matemática são explorados, focalizando o contexto histórico e evolutivo, especialmente na conhecida sequência de Fibonacci, enquanto outras sequências semelhantes permanecem menos conhecidas. Nesse contexto, abordamos a sequência de Leonardo, ressaltando elementos do processo histórico e evolutivo de sua construção. Em busca de apresentar uma abordagem deste tema voltada as licenciaturas, visando formalizar este conteúdo matemático, adotamos a metodologia de pesquisa da Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -, no intuito de proporcionar uma visão prática e aplicável para o ensino de matemática. Inicialmente, em nossa análise preliminar, conduzimos uma breve análise da sequência de Leonardo, enfatizando elementos do seu desenvolvimento histórico e evolutivo. Apresentamos uma discussão sobre definições, representação matricial e a intrincada relação entre os números de Fibonacci e Leonardo, enriquecendo o entendimento do campo epistêmico-matemático do tema. A análise a priori deste trabalho debruça-se sobre aspectos que mostram a robustez e relevância do estudo e, tendo em vista os pressupostos da Engenharia Didática, estruturamos uma sequência de ensino para o tema, voltada para a formação inicial do professor de matemática. Almejamos ainda, em um possível contexto de replicação desta sequência, verificar as possibilidades de aplicações práticas destas sequências, principalmente na sequência de Leonardo, bem como que contribuições relevantes estas sequências podem trazer para o conhecimento do futuro professor, considerando as implicações práticas para o ensino e aprendizagem de sequências numéricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3730_TB722_30092024155650.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Milena"
    "autor_email" => "milenacarolina24@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os estudos sobre sequências numéricas na história da matemática são explorados, focalizando o contexto histórico e evolutivo, especialmente na conhecida sequência de Fibonacci, enquanto outras sequências semelhantes permanecem menos conhecidas. Nesse contexto, abordamos a sequência de Leonardo, ressaltando elementos do processo histórico e evolutivo de sua construção. Em busca de apresentar uma abordagem deste tema voltada as licenciaturas, visando formalizar este conteúdo matemático, adotamos a metodologia de pesquisa da Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -, no intuito de proporcionar uma visão prática e aplicável para o ensino de matemática. Inicialmente, em nossa análise preliminar, conduzimos uma breve análise da sequência de Leonardo, enfatizando elementos do seu desenvolvimento histórico e evolutivo. Apresentamos uma discussão sobre definições, representação matricial e a intrincada relação entre os números de Fibonacci e Leonardo, enriquecendo o entendimento do campo epistêmico-matemático do tema. A análise a priori deste trabalho debruça-se sobre aspectos que mostram a robustez e relevância do estudo e, tendo em vista os pressupostos da Engenharia Didática, estruturamos uma sequência de ensino para o tema, voltada para a formação inicial do professor de matemática. Almejamos ainda, em um possível contexto de replicação desta sequência, verificar as possibilidades de aplicações práticas destas sequências, principalmente na sequência de Leonardo, bem como que contribuições relevantes estas sequências podem trazer para o conhecimento do futuro professor, considerando as implicações práticas para o ensino e aprendizagem de sequências numéricas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.