Os estudos sobre sequências numéricas na história da matemática são explorados, focalizando o contexto histórico e evolutivo, especialmente na conhecida sequência de Fibonacci, enquanto outras sequências semelhantes permanecem menos conhecidas. Nesse contexto, abordamos a sequência de Leonardo, ressaltando elementos do processo histórico e evolutivo de sua construção. Em busca de apresentar uma abordagem deste tema voltada as licenciaturas, visando formalizar este conteúdo matemático, adotamos a metodologia de pesquisa da Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -, no intuito de proporcionar uma visão prática e aplicável para o ensino de matemática. Inicialmente, em nossa análise preliminar, conduzimos uma breve análise da sequência de Leonardo, enfatizando elementos do seu desenvolvimento histórico e evolutivo. Apresentamos uma discussão sobre definições, representação matricial e a intrincada relação entre os números de Fibonacci e Leonardo, enriquecendo o entendimento do campo epistêmico-matemático do tema. A análise a priori deste trabalho debruça-se sobre aspectos que mostram a robustez e relevância do estudo e, tendo em vista os pressupostos da Engenharia Didática, estruturamos uma sequência de ensino para o tema, voltada para a formação inicial do professor de matemática. Almejamos ainda, em um possível contexto de replicação desta sequência, verificar as possibilidades de aplicações práticas destas sequências, principalmente na sequência de Leonardo, bem como que contribuições relevantes estas sequências podem trazer para o conhecimento do futuro professor, considerando as implicações práticas para o ensino e aprendizagem de sequências numéricas.