Sabe-se que, desde os primórdios, a Matemática tem sido um campo de investigações multidimensionais, englobando diferentes esferas do conhecimento, tanto internas quanto externas à área. Nesse sentido, uma de suas principais aplicações reside na obtenção de parametrizações para o estudo do movimento de objetos dependentes de uma curva. Assim, esta pesquisa conduzida por estudantes do Ensino Médio investigou a parametrização das seções cônicas representadas por circunferência e círculo, parábola e elipse, alinhando-se com o currículo do estado de Pernambuco e os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando uma metodologia qualitativa e abordagem documental, este trabalho tem como objetivo apresentar a parametrização de cônicas e suas aplicações relacionadas ao movimento de partículas, utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra, que apresenta características de visualização de objetos, interpretação das estruturas algébricas dos mesmos, além de proporcionar movimento de pontos fixados em uma curva. Os resultados obtidos indicam uma transposição didática mais suave e bem estabelecida, com maior interesse dos estudantes por esse conteúdo matemático, uma vez que houve uma abordagem menos focada exclusivamente em fórmulas e procedimentos algorítmicos. Acreditamos que a tecnologia é uma das ferramentas mais importantes para reinventar o ensino da Matemática em sala de aula, conectando teoria e prática e evitando a excessiva mecanização.