Este trabalho discute aspectos relevantes para a formação interdisciplinar dos profissionais, pois aborda a questão da Educação das Relações Étnico-Raciais desde a Educação Infantil. Neste viés, articula-se fragmentos de pesquisa realizada no âmbito das ações desenvolvidas no Projeto de Extensão MULTILab - UFPI desde 2022, sobre significações de professoras que atuam na Educação Infantil sobre Relações Étnico-Raciais na cidade de Picos/PI. Como objetivos buscamos analisar percepções de professoras da Educação Infantil sobre temas da diversidade étnico-racial e explanar a usabilidade da literatura infantil como ferramenta pedagógica para socialização dos aspectos sociais no trabalho pedagógico com crianças da Educação Infantil. Como referencial nos ancoramos na legislação educacional vigente e estudos que pressupõem o direito à diferença na perspectiva da interculturalidade, celebrando diferenças em uma Educação pautada em/para Direitos Humanos. De abordagem qualitativa, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica, como instrumento para coleta de dados utilizando questionário virtual, enviados a professores da rede municipal que atuam na etapa da Educação Infantil. A partir das análises empreendidas, foi possível perceber que: as professoras demonstram conhecimento ainda restrito em torno do ensino de temas da diversidade étnico-racial; a urgência de refletir temas da diversidade e relações étnico-raciais na formação inicial; há contribuições de práticas pedagógicas que articulam recursos da literatura infantil auxiliando na desmistificação de temas da diversidade, pois implicam novas formas de pensar a escola, como espaço de valorização, acolhimento e celebração das diferenças.