O trabalho em questão é resultado de uma atividade proposta na Disciplina Tópicos Especiais em Ensino I – Formação de professores e Docência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da ampla associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A narrativa apresentada objetiva realizar um breve relato mostrando experiências vivenciadas nos anos de 2022 e 2023 enquanto professor do componente de Ciências Humanas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para alunos privados de liberdade. As aulas foram realizadas nos espaços pedagógicos da Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio localizada no município de Mossoró/RN. Entendemos ser formativo contextualizar as práticas realizadas nos espaços vividos pelos professores. Além disso, nesse recorte temporal objetiva-se apresentar o texto acadêmico relato de experiência como recurso textual para mostrar a dinâmica educativa da EJA em espaços de privação de liberdade, conforme estudos de autores como Julião (2010). Também serão realizadas leituras em trabalhos como os de Lima (2019), Souza (2015) e Medeiros (2019) para embasar as falas das vivências relatadas pelo professor/autor. Dessa forma, as reflexões serão desenvolvidas através das minhas trajetórias de superação, das dificuldades enfrentadas e das metodologias utilizadas diante das possibilidades e restrições no espaço citado como local de sala de aula. Pretende-se alcançar dessa forma apontamentos sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no contexto prisional, as condições dos espaços, os limites para o professor realizar suas aulas, o perfil dos alunos/sala de aula e os percursos formativos dos profissionais/professores que desenvolvem atividades educacionais nas penitenciárias brasileiras.