Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação é um direito universal e tem por finalidade: o desenvolvimento cultural, social e econômico do indivíduo. A pandemia de Covid-19 acarretou a desrupção no ato de ensinar e aprender, despertando a ressignificação de práticas educativas na escola em detrimento do isolamento social; ao mesmo tempo em que estudar a distância propicia ao aluno uma série de possibilidades, também expõe aspectos insubstituíveis em estar na sala de aula. As intensas desigualdades tem assumido importante papel em destaque visto que nem todos os alunos dispõem de tecnologias para dar continuidade a este processo. O artigo tem a seguinte questão- problema: quais limites e possibilidades as TICs favorecem em relação a continuidade do processo de ensino -aprendizagem em tempos de pandemia de covid-19? E tem o seguinte objetivo: compreender os limites e possibilidades das TICs no processo de ensino- aprendizagem em tempos de pandemia de covid-19. Trata-se de um estudo em caráter qualitativo. Seu referencial respalda algumas bases teóricas, como: Kenski (2003, 2010), Ramos (2014), Silva (2000) no contexto da dimensão prática- utilitária das TICs na rotina educacional em tempos de pandemia de covid-19. O dispositivo utilizado foi a entrevista narrativa a partir de uma questão geradora. Participaram do estudo três professores de uma escola da rede pública estadual no município de Caxias Maranhão. Os professores envolvidos no estudo mostram que sentiam dificuldades em “operacionalizar” os dispositivos tecnológicos, levando a compreensão que diante das dificuldades enfrentadas por eles, supõe a necessidade formativa de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional frente a esta perspectiva.

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