O presente trabalho tem como objetivo principal relatar uma experiência de ensino da Matemática com o conteúdo Teorema de Pitágoras, desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Ipecaetá/Ba. O Teorema de Pitágoras é um conhecimento relevante na construção de diversas situações matemáticas, assim como no estudo da Física. Este conhecimento é útil para encontrar o valor da hipotenusa ou de um dos catetos de um triângulo retângulo, bem como para possibilitar que diferentes figuras geométricas sejam calculadas através de suas diagonais, distâncias entre vértices, dentre outros aspectos. Aaprendizagem da matemática ocorre de maneira significativa quando as propostas diversificadas de atividades saem do campo da mera abstração para o concreto, utilizando-se de ferramentas e materiais diversificados e ainda, colaborando para a construção da autonomia e do protagonismo dos/as estudantes. Sendo assim, o conhecimento passa a ter relevância e sentido para os/as estudantes quando constroem hipóteses para resolução de problemas por meio de situações práticas na matemática. A metodologia desenvolvida nesse trabalho foi a qualitativa com estudo bibliográfico sobre as possibilidades de aplicação do Teorema de Pitágoras, adotando inclusive, a realidade aumentada como uma ferramenta pedagógica. Além disso, a metodologia da pesquisa foi embasada pela experiência vivenciada com os estudantes do 9º ano. Considera-se que as propostas desenvolvidas promoveram descobertas fundamentais e atribuições de novos significados para o conhecimento da matemática, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado.