MONITORIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114726 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8366 "inscrito_id" => 20234 "titulo" => "MONITORIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A monitoria é um projeto essencial para a formação docente, possibilitando experiências significativas no âmbito do ensino-aprendizagem ao instigar o monitor a colocar em prática o conhecimento adquirido, visto que existe uma distância entre o graduando e a realidade da sala de aula. Além de permitir o desenvolvimento de autonomia e atribuir direcionamento para compreender a linha metodológica que o professor em formação deseja seguir. Dessa forma, também proporciona a superação de qualquer nervosismo e desmistifica os medos dos obstáculos da sala de aula, a monitoria leva à compreensão das diferentes atribuições do professor, da rotina da escola e das dificuldades existentes, tanto na convivência em sala quanto nas dúvidas recorrentes dos alunos sobre a disciplina, enriquecendo o docente com experiência. Dito isto, este trabalho relata a experiência de uma docente durante o primeiro semestre de 2023 no programa de monitoria de Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada localizada em Pernambuco. A abordagem adotada refere-se à construção ativa do conhecimento dos alunos por meio das interações presentes em sala de aula, formando um conhecimento colaborativo. O processo será esclarecido por meio da descrição dos fatos, desde a admissão até a adaptação em sala de aula, abordando os pontos positivos e negativos, com o propósito de destacar a importância do estudante-monitor e incentivar a permanência deste projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20234_TB8366_06082024202326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTORIA VIEIRA" "autor_email" => "victoriavieira.s2017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114726 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8366 "inscrito_id" => 20234 "titulo" => "MONITORIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A monitoria é um projeto essencial para a formação docente, possibilitando experiências significativas no âmbito do ensino-aprendizagem ao instigar o monitor a colocar em prática o conhecimento adquirido, visto que existe uma distância entre o graduando e a realidade da sala de aula. Além de permitir o desenvolvimento de autonomia e atribuir direcionamento para compreender a linha metodológica que o professor em formação deseja seguir. Dessa forma, também proporciona a superação de qualquer nervosismo e desmistifica os medos dos obstáculos da sala de aula, a monitoria leva à compreensão das diferentes atribuições do professor, da rotina da escola e das dificuldades existentes, tanto na convivência em sala quanto nas dúvidas recorrentes dos alunos sobre a disciplina, enriquecendo o docente com experiência. Dito isto, este trabalho relata a experiência de uma docente durante o primeiro semestre de 2023 no programa de monitoria de Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada localizada em Pernambuco. A abordagem adotada refere-se à construção ativa do conhecimento dos alunos por meio das interações presentes em sala de aula, formando um conhecimento colaborativo. O processo será esclarecido por meio da descrição dos fatos, desde a admissão até a adaptação em sala de aula, abordando os pontos positivos e negativos, com o propósito de destacar a importância do estudante-monitor e incentivar a permanência deste projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20234_TB8366_06082024202326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTORIA VIEIRA" "autor_email" => "victoriavieira.s2017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }