Os objetivos desta pesquisa foram analisar trechos literários da obra "Quarto de Despejo: diário de uma favelada" como recurso de intervenção pedagógica para o ensino de ciências, seguindo uma proposta didática baseada no modelo de plano de atividade 5W2H. Essa abordagem busca estreitar a relação entre a literatura e as ciências, promovendo a interdisciplinaridade de conceitos e sua aplicabilidade por meio da motivação, formação de valores e construção/reconstrução de conhecimentos em relação à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este trabalho destaca a importância da criação de estudos decoloniais e investigativos para o ensino de ciências, ao mesmo tempo em que aborda as potencialidades dialógicas do livro em sala de aula. A obra de Carolina também evidencia as realidades marginalizadas que permeiam as relações no ambiente escolar, proporcionando significados e saberes. Vale ressaltar que os trechos selecionados na pesquisa não apenas se relacionam com as ciências, mas também representam expressões da literatura negra feminina e periférica, enfatizando a importância desses conteúdos vivenciados no cotidiano da autora e de muitos outros brasileiros, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Concluímos, com base nessa proposta, que a inclusão e o planejamento sugeridos podem ser integrados ao ensino de ciências, contribuindo para a formação de sujeitos e introduzindo um ensino libertador e resistente às discriminações em ambas as áreas do conhecimento.