DESVENDANDO CONHECIMENTOS: PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS LIÇÕES DE 'QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO MÉTODO 5W2H
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 3355 "titulo" => "DESVENDANDO CONHECIMENTOS: PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS LIÇÕES DE 'QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO MÉTODO 5W2H" "resumo" => "Os objetivos desta pesquisa foram analisar trechos literários da obra "Quarto de Despejo: diário de uma favelada" como recurso de intervenção pedagógica para o ensino de ciências, seguindo uma proposta didática baseada no modelo de plano de atividade 5W2H. Essa abordagem busca estreitar a relação entre a literatura e as ciências, promovendo a interdisciplinaridade de conceitos e sua aplicabilidade por meio da motivação, formação de valores e construção/reconstrução de conhecimentos em relação à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este trabalho destaca a importância da criação de estudos decoloniais e investigativos para o ensino de ciências, ao mesmo tempo em que aborda as potencialidades dialógicas do livro em sala de aula. A obra de Carolina também evidencia as realidades marginalizadas que permeiam as relações no ambiente escolar, proporcionando significados e saberes. Vale ressaltar que os trechos selecionados na pesquisa não apenas se relacionam com as ciências, mas também representam expressões da literatura negra feminina e periférica, enfatizando a importância desses conteúdos vivenciados no cotidiano da autora e de muitos outros brasileiros, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Concluímos, com base nessa proposta, que a inclusão e o planejamento sugeridos podem ser integrados ao ensino de ciências, contribuindo para a formação de sujeitos e introduzindo um ensino libertador e resistente às discriminações em ambas as áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3355_TB505_30032024191632.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLLINE VLÁDIA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "CHARLLINE MELO" "autor_email" => "charlline.melo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109216 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 3355 "titulo" => "DESVENDANDO CONHECIMENTOS: PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS LIÇÕES DE 'QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO MÉTODO 5W2H" "resumo" => "Os objetivos desta pesquisa foram analisar trechos literários da obra "Quarto de Despejo: diário de uma favelada" como recurso de intervenção pedagógica para o ensino de ciências, seguindo uma proposta didática baseada no modelo de plano de atividade 5W2H. Essa abordagem busca estreitar a relação entre a literatura e as ciências, promovendo a interdisciplinaridade de conceitos e sua aplicabilidade por meio da motivação, formação de valores e construção/reconstrução de conhecimentos em relação à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este trabalho destaca a importância da criação de estudos decoloniais e investigativos para o ensino de ciências, ao mesmo tempo em que aborda as potencialidades dialógicas do livro em sala de aula. A obra de Carolina também evidencia as realidades marginalizadas que permeiam as relações no ambiente escolar, proporcionando significados e saberes. Vale ressaltar que os trechos selecionados na pesquisa não apenas se relacionam com as ciências, mas também representam expressões da literatura negra feminina e periférica, enfatizando a importância desses conteúdos vivenciados no cotidiano da autora e de muitos outros brasileiros, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Concluímos, com base nessa proposta, que a inclusão e o planejamento sugeridos podem ser integrados ao ensino de ciências, contribuindo para a formação de sujeitos e introduzindo um ensino libertador e resistente às discriminações em ambas as áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3355_TB505_30032024191632.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLLINE VLÁDIA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "CHARLLINE MELO" "autor_email" => "charlline.melo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }