A formação continuada docente é um processo de atualização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades, permitindo que os professores acompanhem as transformações do mundo contemporâneo e se preparem para ofertar uma educação alinhada às demandas atuais. Nesse contexto, a qualificação com vistas à promoção da cultura digital é fundamental para transformar o ambiente da sala de aula, incorporar inovações à prática docente e aumentar o engajamento dos alunos. Essa abordagem visa criar um ambiente educacional que não apenas reflita as demandas do século XXI, mas também se alinhe à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de preparar os alunos para adoção de comportamentos críticos, significativos, reflexivos e éticos nas diversas práticas sociais que envolvam as tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é avaliar as percepções de um grupo de professores após a primeira semana de um curso de extensão em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais” com relação ao conteúdo proposto. A formação teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Adotou-se uma abordagem qualitativa para analisar as respostas dos professores à pergunta: “Em uma palavra, como você descreveria esta primeira semana de curso?”. A análise revelou que os participantes descreveram a experiência inicial como positiva e enriquecedora, sentindo-se empoderados e motivados a aplicar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias e metodologias apresentadas. Conclui-se, então, que a primeira semana foi bem-sucedida em engajar os professores e promover uma proposta de aprendizagem ativa e inovadora. A discussão apresentada neste estudo contribui para a compreensão da eficácia de programas de formação continuada e oferece reflexões substanciais para a implementação de práticas que promovam a cultura digital nos contextos educacionais.