EMPODERAMENTO DIGITAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NA PRIMEIRA SEMANA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114241 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7653 "inscrito_id" => 2237 "titulo" => "EMPODERAMENTO DIGITAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NA PRIMEIRA SEMANA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "A formação continuada docente é um processo de atualização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades, permitindo que os professores acompanhem as transformações do mundo contemporâneo e se preparem para ofertar uma educação alinhada às demandas atuais. Nesse contexto, a qualificação com vistas à promoção da cultura digital é fundamental para transformar o ambiente da sala de aula, incorporar inovações à prática docente e aumentar o engajamento dos alunos. Essa abordagem visa criar um ambiente educacional que não apenas reflita as demandas do século XXI, mas também se alinhe à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de preparar os alunos para adoção de comportamentos críticos, significativos, reflexivos e éticos nas diversas práticas sociais que envolvam as tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é avaliar as percepções de um grupo de professores após a primeira semana de um curso de extensão em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais” com relação ao conteúdo proposto. A formação teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Adotou-se uma abordagem qualitativa para analisar as respostas dos professores à pergunta: “Em uma palavra, como você descreveria esta primeira semana de curso?”. A análise revelou que os participantes descreveram a experiência inicial como positiva e enriquecedora, sentindo-se empoderados e motivados a aplicar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias e metodologias apresentadas. Conclui-se, então, que a primeira semana foi bem-sucedida em engajar os professores e promover uma proposta de aprendizagem ativa e inovadora. A discussão apresentada neste estudo contribui para a compreensão da eficácia de programas de formação continuada e oferece reflexões substanciais para a implementação de práticas que promovam a cultura digital nos contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2237_TB7653_16102024092457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Luciana Do Amar" "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114241 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7653 "inscrito_id" => 2237 "titulo" => "EMPODERAMENTO DIGITAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NA PRIMEIRA SEMANA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "A formação continuada docente é um processo de atualização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades, permitindo que os professores acompanhem as transformações do mundo contemporâneo e se preparem para ofertar uma educação alinhada às demandas atuais. Nesse contexto, a qualificação com vistas à promoção da cultura digital é fundamental para transformar o ambiente da sala de aula, incorporar inovações à prática docente e aumentar o engajamento dos alunos. Essa abordagem visa criar um ambiente educacional que não apenas reflita as demandas do século XXI, mas também se alinhe à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de preparar os alunos para adoção de comportamentos críticos, significativos, reflexivos e éticos nas diversas práticas sociais que envolvam as tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é avaliar as percepções de um grupo de professores após a primeira semana de um curso de extensão em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais” com relação ao conteúdo proposto. A formação teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Adotou-se uma abordagem qualitativa para analisar as respostas dos professores à pergunta: “Em uma palavra, como você descreveria esta primeira semana de curso?”. A análise revelou que os participantes descreveram a experiência inicial como positiva e enriquecedora, sentindo-se empoderados e motivados a aplicar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias e metodologias apresentadas. Conclui-se, então, que a primeira semana foi bem-sucedida em engajar os professores e promover uma proposta de aprendizagem ativa e inovadora. A discussão apresentada neste estudo contribui para a compreensão da eficácia de programas de formação continuada e oferece reflexões substanciais para a implementação de práticas que promovam a cultura digital nos contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2237_TB7653_16102024092457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Luciana Do Amar" "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }