A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA PESSOA IDOSA QUE FREQUENTA O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE IPIRANGA - PR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112234 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4783 "inscrito_id" => 12586 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA PESSOA IDOSA QUE FREQUENTA O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE IPIRANGA - PR" "resumo" => "O presente texto é um recorte da tese em andamento, este recorte versa sobre as atividades desenvolvidas na unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Ipiranga-PR e suas contribuições na (re)construção de identidades das pessoas idosas que frequentam este espaço. Desta forma, a pesquisa teve como objeto de estudo as atividades desenvolvidas para o público de 60+ que frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Ipiranga-PR. Objetivando mostrar como estas atividades podem contribuir para a construção ou reconstrução de identidades do participante. Com o intuito de atender ao objetivo proposto e a temática elencada, a pesquisa é alicerçada na perspectiva teórico-metodológica sobretudo na teoria crítica fundamentada em Paulo Freire que defende a emancipação e centralidade do sujeito histórico e sua ação crítica transformadora da realidade. O referencial teórico se vale de estudiosos como: Beauvoir (1990, 2018); Freire (1989, 2019); Gadotti (2005, 2008); Oliveira (1999, 2003); Gohn (2005); Trilla (1985, 2008); Veras (2004, 2009) entre outros que contribuíram com os aspectos teóricos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, está baseada em análise bibliográfica e documental, tendo como fontes a legislação, políticas públicas que orientam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, referenciais e teóricos acerca do objeto de estudo. Realizou-se também uma pesquisa de campo. Para coleta de dados além da observação in loco no período de julho a agosto de 2023 para análises das atividades desenvolvidas, foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos. Resultado em construção, porém sugerem contribuições positivas e transformadoras na construções de identidades da população idosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12586_TB4783_22052024172630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEONICE DE FÁTIMA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEONICE" "autor_email" => "cleorenevil@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112234 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4783 "inscrito_id" => 12586 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA PESSOA IDOSA QUE FREQUENTA O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE IPIRANGA - PR" "resumo" => "O presente texto é um recorte da tese em andamento, este recorte versa sobre as atividades desenvolvidas na unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Ipiranga-PR e suas contribuições na (re)construção de identidades das pessoas idosas que frequentam este espaço. Desta forma, a pesquisa teve como objeto de estudo as atividades desenvolvidas para o público de 60+ que frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Ipiranga-PR. Objetivando mostrar como estas atividades podem contribuir para a construção ou reconstrução de identidades do participante. Com o intuito de atender ao objetivo proposto e a temática elencada, a pesquisa é alicerçada na perspectiva teórico-metodológica sobretudo na teoria crítica fundamentada em Paulo Freire que defende a emancipação e centralidade do sujeito histórico e sua ação crítica transformadora da realidade. O referencial teórico se vale de estudiosos como: Beauvoir (1990, 2018); Freire (1989, 2019); Gadotti (2005, 2008); Oliveira (1999, 2003); Gohn (2005); Trilla (1985, 2008); Veras (2004, 2009) entre outros que contribuíram com os aspectos teóricos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, está baseada em análise bibliográfica e documental, tendo como fontes a legislação, políticas públicas que orientam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, referenciais e teóricos acerca do objeto de estudo. Realizou-se também uma pesquisa de campo. Para coleta de dados além da observação in loco no período de julho a agosto de 2023 para análises das atividades desenvolvidas, foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos. Resultado em construção, porém sugerem contribuições positivas e transformadoras na construções de identidades da população idosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12586_TB4783_22052024172630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEONICE DE FÁTIMA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEONICE" "autor_email" => "cleorenevil@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }