Este estudo, um recorte do Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso da graduação em Letras Português (Campus Central) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tem como objetivo refletir sobre os desafios e contribuições que a prática da docência remota apresentou à formação dos alunos estagiários do mesmo curso durante a pandemia de COVID-19, em um cenário de distanciamento social e de educação nos moldes do ensino remoto emergencial, no semestre de 2020.1. Para isso, foram coletadas, por meio de 22 questionários, respostas que versavam sobre experiências com o ensino remoto, dadas por graduandos do 6º e 7º períodos do curso, que realizaram seu estágio na Educação Básica. Por meio de uma abordagem qualitativa, interpretou-se o corpus desta pesquisa à luz de estudos sobre formação inicial docente, estágio supervisionado obrigatório e educação remota. Este estudo está fundamentado nas considerações de Pimenta e Lima (2005/2006; 2011), Tardif (2007), García (1999), Carmo e Franco (2019), Alves (2020), Rodrigues (2020), Souza e Ferreira (2020), dentre outros autores. As análises e reflexões feitas acerca da experiência formativa do estágio evidenciam a necessidade de maior atenção para o planejamento das aulas, para o domínio das tecnologias usadas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a constante reflexão sobre a própria prática, tão necessária ao trabalho do professor. Contudo, as interpretações apontam para resultados positivos na formação inicial dos professores estagiários e, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de adaptação a uma nova realidade de ensino, a experiência possibilitou a construção de novos saberes docentes que resultaram em contribuições significativas para a formação inicial dos professores estagiários.