JUVENTUDES EM VULNERBILIDADE SOCIAL E SEUS PROJETOS DE VIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110228 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 9790 "titulo" => "JUVENTUDES EM VULNERBILIDADE SOCIAL E SEUS PROJETOS DE VIDA" "resumo" => "O artigo discute a categoria “Juventudes” e suas inter-relações com a Educação Profissional e Tecnológica, o mundo do trabalho, a educação ao longo da vida e seus projetos de futuro. Evidencia as desproporções entre jovens dos sexos masculino e feminino, em situação de vulnerabilidade econômica e social, estudantes do ensino técnico de nível médio integrado. São analisadas suas escolhas em relação à área escolhida no curso técnico; seus planos para a inserção no mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos; suas percepções, motivações e dificuldades são apresentadas e as diferenças inerentes às suas condições sociais e de gênero (perpassando raça/cor quando evidenciadas). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como lócus teórico os temas “juventudes, educação profissional de nível médio, projetos de vida/futuro e mundo do trabalho, apoiada em revisão da literatura mais recente. Os resultados apontam os atuais desafios enfrentados pelas juventudes, como a profissionalização, o trabalho, a renda, a cultura, o lazer e a saúde. Para os jovens que se encontram no contexto da vulnerabilidade social há ainda, um conjunto mais diverso de elementos que atuam e aumentam os desafios e obstáculos desde a formação inicial até a entrada no mercado de trabalho. Tais angústias nublam a visão desses jovens impedindo-os de verem e projetarem um futuro promissor, colocando em risco o potencial coletivo. A importância da busca por respostas para essa questão, é imprescindível para a compreensão dos seus anseios em relação à profissionalização, à educação profissional, ao trabalho e à educação continuada além da importância para a implementação de políticas públicas para as juventudes, para subsidiar modelos de gestão das instituições de educação profissional, bem como para educadores e pesquisadores interessados pela temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9790_TB1929_09102024101625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMYRIS BIANCHI GRILO" "autor_nome_curto" => "TAMYRIS" "autor_email" => "tferreirasbg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110228 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 9790 "titulo" => "JUVENTUDES EM VULNERBILIDADE SOCIAL E SEUS PROJETOS DE VIDA" "resumo" => "O artigo discute a categoria “Juventudes” e suas inter-relações com a Educação Profissional e Tecnológica, o mundo do trabalho, a educação ao longo da vida e seus projetos de futuro. Evidencia as desproporções entre jovens dos sexos masculino e feminino, em situação de vulnerabilidade econômica e social, estudantes do ensino técnico de nível médio integrado. São analisadas suas escolhas em relação à área escolhida no curso técnico; seus planos para a inserção no mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos; suas percepções, motivações e dificuldades são apresentadas e as diferenças inerentes às suas condições sociais e de gênero (perpassando raça/cor quando evidenciadas). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como lócus teórico os temas “juventudes, educação profissional de nível médio, projetos de vida/futuro e mundo do trabalho, apoiada em revisão da literatura mais recente. Os resultados apontam os atuais desafios enfrentados pelas juventudes, como a profissionalização, o trabalho, a renda, a cultura, o lazer e a saúde. Para os jovens que se encontram no contexto da vulnerabilidade social há ainda, um conjunto mais diverso de elementos que atuam e aumentam os desafios e obstáculos desde a formação inicial até a entrada no mercado de trabalho. Tais angústias nublam a visão desses jovens impedindo-os de verem e projetarem um futuro promissor, colocando em risco o potencial coletivo. A importância da busca por respostas para essa questão, é imprescindível para a compreensão dos seus anseios em relação à profissionalização, à educação profissional, ao trabalho e à educação continuada além da importância para a implementação de políticas públicas para as juventudes, para subsidiar modelos de gestão das instituições de educação profissional, bem como para educadores e pesquisadores interessados pela temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9790_TB1929_09102024101625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMYRIS BIANCHI GRILO" "autor_nome_curto" => "TAMYRIS" "autor_email" => "tferreirasbg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }