No Brasil diversas tradições culturais, algumas mais popularizadas, outras pouco respeitadas. Nesse sentido é muito importante que as questões relacionadas às diversidades culturais sejam discutidas não só na sala de aula, mas em toda comunidade escolar. Para que possam compreender o multiculturalismo existente em nosso País. Por deveras às vezes ignoramos a cultura, a identidade e a bagagem cultural que o aluno traz, por acreditarmos que seja inferior quando na verdade, apenas não compreendemos e refletimos sobre nossa própria identidade cultural. De acordo com a Constituição Federal de 1988, os brasileiros possuem uma série de direitos e deveres e a escola tem por obrigação zelar pelos direitos de todos que a frequentam e exigir que todos cumpram com suas responsabilidades, encorajando os estudantes no exercício da cidadania. Em busca de maiores esclarecimentos sobre a diversidade cultural na prática educativa, realizamos uma pesquisa de campo em consonância com a pesquisa bibliográfica, onde utilizamos recursos como diário de bordo, observação, escuta análise, diálogo com professores, a gestão e pesquisas de artigo online sobre o tema em questão e tendo por objetivo analisar as diversas concepções de diferenças presentes nas práticas pedagógicas, assim como identificar aspectos que permitam oferecer aos educadores contribuições para trabalhar com este tema no cotidiano escolar. Comprovou-se por intermédio dessa análise que na instituição existe uma carência em reconhecer as influências diversas culturais, defendendo a posição de que as diferenças são características essenciais as práticas educativas e atualmente é cada vez mais urgente reconhecê-las e valorizá-los no cotidiano escolar.