A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura.