Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114762
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8411
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1293_TB8411_06082024210611.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELY FURTADO"
    "autor_email" => "isabelly.furtado@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114762
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8411
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1293_TB8411_06082024210611.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELY FURTADO"
    "autor_email" => "isabelly.furtado@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.