Este artigo aborda os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem na prática da leitura e letramento para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, considerando que o professor deve estar atualizado, buscando vivenciar novas possibilidades para o planejamento de aulas mais eficaz e dinâmica. Seguindo as evoluções tecnológicas que têm acontecido no Brasil e no mundo, executando novas adaptações em métodos válido em sala de aula e assim conduzir os alunos no uso das novas tecnologias digitais. Tendo em vista que as mesmas estão presentes nos espaços escolares e se organizam em importantes instrumentos de informação, de comunicação e apropriação de saberes para os alunos dos anos iniciais da educação básica. Tem como objetivo geral expor uma discussão teórica acerca do uso de tecnologias digitais facilitando o processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. A pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, e no que se refere à sua natureza, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. Fica em evidência diante dos resultados apontados expostos em quadros com os sujeitos da pesquisa que as tecnologias podem potencializar o processamento do ensino-aprendizagem se os indivíduos que fazem parte desse procedimento forem protagonistas de suas aquisições na rotina escolar.