BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID556_TB54_26102024120439.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAMILE MEDEIROS MORAES MATOS" "autor_nome_curto" => "Camile Medeiros" "autor_email" => "medeiroscamile8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID556_TB54_26102024120439.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAMILE MEDEIROS MORAES MATOS" "autor_nome_curto" => "Camile Medeiros" "autor_email" => "medeiroscamile8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }