Ao longo do tempo, o cenário tecnológico passou por transformações significativas e relevantes. A nomenclatura Realidade Aumentada (RA), por exemplo, exemplifica uma tecnologia imersiva em ascensão com possibilidade de utilização nas áreas de informática, ciência e em diversas outras, o que torna imperativa a incorporação de um recurso deste tipo, também, no ambiente escolar. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar o Itreal (Immersive technologies for augmented and virtual reality), recurso que foi projetado, programado e disponibilizado com o propósito de difundir uma tecnologia imersiva de introdução à RA de forma livre e que pode ser acessada por meio de navegadores web. Por meio do Itreal é possível obter, via QR codes, imagens em RA que podem ser utilizadas em laboratórios, livros e e-books interativos. A pesquisa tem natureza aplicada, foi delineada qualitativamente e busca descrever o projeto que resultou no desenvolvimento do recurso em questão. A singularidade do ambiente reside na caracterização aberta e livre e na demanda específica de não exigir a instalação de aplicativos ou programas adicionais, permitindo sua utilização por crianças, jovens e adultos. Com este recurso espera-se que os usuários possam ter, de forma lúdica e/ou educativa, experiências imersivas significativas tendo o Itreal como suporte.