Este resumo apresenta o primeiro momento avaliativo do Curso de Qualificação de Rastreamento de Câncer de Mama e do Colo do Útero, ofertado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em 2023. A proposta foi subsidiada pelas Metodologias: Gestão de projetos educativos (MOURA; BARBOSA, 2013); Avaliação da formação em seu nível 1- Avaliação da Reação (KIRKPATRICK; KIRKPATRICK, 2010) e Modelo integrado de avaliação do impacto no trabalho - IMPACT (ABBAD 1999; ZERBINE, 2007) com os componentes suporte a transferência e apoio a transferência. Iniciamos pelo Basilene ou linha de base, que engloba um conjunto de informações colhidas no início da execução do projeto educativo (diagnóstico inicial) que serão a base para comparação e análise da situação ao final do projeto. Para tanto foi aplicado um questionário de entrada, os indicadores foram definidos baseado no perfil do coletivo de trabalhadores e dos desempenhos necessários para o desenvolvimento das competências a serem desenvolvidas, aqui em especial, para a coleta de lâmina. 100% dos 2323 discentes matriculados responderam o questionário. Quanto à coleta de lâminas, 1628 informaram ter realizado qualificação na graduação, correspondendo a 70%. Em relação ao tempo de formação acadêmica foi identificado um tempo mínimo de 01 mês e máximo de 38 anos, tendo um tempo médio de formação de 9 anos e meio. O tempo de atuação na Atenção Básica variou entre zero e 30 anos, com uma média de atuação de 7 anos. Referente à realização de qualificação para atuação na prática profissional, 1240 informaram não realizaram o que corresponde a 53% , seguido de 1082 (47%) que informaram ter realizado. Evidenciamos a existência de lacunas para o desenvolvimento dessa competência, observando um grau de fragilidades relacionadas aos desempenhos dos trabalhadores que podem contribuir de forma significativa para o quantitativo de lâminas insatisfatórias.