A educação destinada às pessoas idosas é um tema de relevância crescente, especialmente no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Esse ambiente se destaca como um espaço privilegiado para a promoção do debate sobre os direitos, deveres e responsabilidades dessa parcela da população. Nesse contexto, é fundamental abordar a questão da inclusão social das pessoas idosas, garantindo-lhes acesso equitativo à educação continuada. Muitos idosos enfrentam desafios como a falta de oportunidades de aprendizado e a discriminação, o que reforça a importância de políticas educacionais inclusivas. Além disso, a promoção da autonomia e da participação cidadã das pessoas idosas é essencial para o seu bem-estar e desenvolvimento integral. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, capacitando os idosos a exercerem seus direitos e deveres de forma plena na sociedade. Outro aspecto relevante é o acesso das pessoas idosas às novas tecnologias, que podem ampliar suas oportunidades de aprendizado e interação social. No entanto, é importante garantir que essas tecnologias sejam acessíveis e adaptadas às necessidades específicas desse público. Por fim, é imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas e práticas educativas voltadas para as pessoas idosas, considerando suas particularidades e demandas. O CRAS, como espaço de referência para a assistência social, desempenha um papel fundamental nesse processo, promovendo a inclusão e a cidadania das pessoas idosas em nossa sociedade. Espera-se contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e práticas educativas voltadas para as pessoas idosas. Espera-se contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e práticas educativas voltadas para as pessoas idosas.