Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico,