ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108935 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 2950 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE" "resumo" => "Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico," "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2950_TB111_27102024102058.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108935 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 2950 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE" "resumo" => "Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico," "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2950_TB111_27102024102058.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }