O artigo analisa discursos de professores em enunciados extraídos das mídias digitais sobre a disciplina Projeto de Vida (PV) no Novo Ensino Médio (NEM), considerando as contribuições da Análise do Discurso, a partir dos estudos de Michel Foucault, além de estudiosos como Veiga-Neto (2007), Silva e Danza (2022), Martino (2014), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem descritivo-interpretativa e documental de natureza qualitativa. O corpus é formado por seis enunciados extraídos de mídias digitais como: a Rede X, o Instagram e o YouTube, apresentando o posicionamento dos docentes sobre o componente Projeto de Vida. Pelo que está proposto no NEM, o currículo propõe a construção do PV baseada no diálogo e no contexto no qual o jovem está imerso. Ademais, afirma que o papel docente para o citado componente é fundamental na orientação e apoio aos estudantes para que possam desenvolver habilidades socioemocionais, planejamento de carreira e tomada de decisões, as quais são essenciais para um futuro bem-sucedido. Contudo, grande parte dos professores enunciam, nas mídias digitais, que se sentem despreparados para conduzir tais atividades por diversas razões. Assim, são necessárias reflexões sobre o papel docente no Projeto de Vida e na reestruturação do Novo Ensino Médio, visto que tal reforma fora, induzida direta e indiretamente pelos ideais neoliberais, os quais propagam o sucesso profissional dos jovens baseado, apenas no mérito e esforço de cada um, colocando os professores como os responsáveis para que os jovens se planejem e obtenham o sucesso profissional.